Dom Bosco, o santo da juventude

Dom Bosco, como padre salesiano, foi um santo de espírito jovem que alertava seus pupilos da importância da prática da virtude para viver uma vida feliz ainda aqui nesta terra.

Dom Bosco foi presbítero, místico, e padroeiro da juventude, dedicou sua vida a Cristo

E hoje quando se fala em um modelo de juventude, é difícil não se associar e lembrar dos grandes conselhos deste santo.

Portanto o blog da SJO Artigos Religiosos é dedicado a ele. E esperamos que você jovem ou adulto absorva e viva a riqueza que este santo tem a lhe oferecer.

Nasceu na cidade de Catelnuovo d’ Asti em 16 de Agosto de 1815, filho de Margarida Occhieva que deu toda a base educacional e da cristã, sendo ela pedagoga.

Um líder juvenil a Presbítero

Desde muito novo Dom Bosco tinha um espírito de liderança, do qual a convivência e brincadeiras com os amigos , ele sempre liderava, possuindo uma grande inteligência, memória, vontade e grande força física.

Em 1841 foi ordenado sacerdote em Turim, na Itália, iniciando os trabalhos com São José Cafasso. No início do sacerdócio encontrou nos jovens o seu caminho vocacional, do qual os educava, de modo especial os pobres e abandonados.

O método que Dom Bosco aplicava inicialmente era de brincar, rezar e comer.

Sendo que neste período inicial trabalhou e abrigou-se com os jovens num oratório que chamou de São Francisco de Sales.

Foram momentos de grandes dificuldades financeiras e com perseguições para o boicote da sua obra. Onde mais tarde fundaria duas Congregações Religiosas; dos padres salesianos e as irmãs filhas de Maria Auxiliadora.

“São João Dom Bosco morreu 31 de Janeiro de 1888 e foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1934.”

Carta de Dom Bosco aos Jovens

O demônio tem normalmente duas artimanhas principais para afastar da virtude os jovens.

A primeira consiste em persuadi-los de que no serviço de Deus existe uma vida triste sem nenhum divertimento nem prazer.

Mas isto não é verdade, meus caros jovens.

Eu vou lhes indicar um plano de vida cristã que poderá mantê-los alegres e contentes, fazendo-os conhecer ao mesmo tempo quais são os verdadeiros divertimentos e os verdadeiros prazeres, para que vocês possam exclamar com o santo profeta Davi: “Sirvamos ao Senhor na santa alegria”.

A segunda artimanha do demônio consiste em fazê-lo conceber uma falsa esperança duma longa vida que permite converter-se na velhice ou na hora da morte.

Prestem atenção, meus caros jovens, muitos se deixaram perder por esta mentira.

Quem nos garante que chegaremos à velhice? Se se tratasse de fazer um pacto com a morte e de esperar até então… Mas a vida e a morte estão entras as mãos de Deus que dispõe de tudo a seu bel prazer.

E mesmo se Deus lhe concedesse uma longa vida, escutai, entretanto, sua advertência: “o caminho do homem começa na juventude, ele o segue na velhice até a morte”. Ou seja, se, jovens, começamos uma vida exemplar, seremos exemplares na idade adulta, nossa morte será santa e nos fará entrar na felicidade eterna.

Se, pelo contrário, os vícios começam a nos dominar desde a juventude, é muito provável que eles nos manterão em escravidão toda a nossa vida até a morte, triste prelúdio a uma eternidade terrível.

Para que esta infelicidade não lhes aconteça, eu lhes apresento um método, vida alegre e fácil, mas que lhes bastará para se tornarem a consolação de seus pais, a honra de pátria de vocês, bons cidadãos da Terra, em seguida felizes habitantes do céu…

Meus caros jovens, eu os amo de todo o meu coração e basta-me que vocês sejam jovens para que eu os ame extraordinariamente.

Eu lhes garanto que vocês encontrarão livros que lhes foram dirigidos por pessoas mais virtuosas e mais sábias que eu em muitos ponto.

Mas dificilmente vocês poderão encontrar algum que os ame mais que eu em Jesus Cristo e deseja mais felicidade para vocês.

Conservem no coração o tesouro da virtude, porque possuindo-o vocês têm tudo, mas se o perderem, vocês se tornarão os homens mais infelizes do mundo.

Que o Senhor esteja sempre com vocês e que Ele lhes conceda seguir os simples conselhos presentes, para que vocês possam aumentar a glória de Deus e obter a salvação da alma, fim supremo para o qual fomos criados.

Que o Céu lhes dê longos anos de vida feliz e que o santo temor de Deus seja sempre a grande riqueza que os cumule de bens celestes aqui e por toda a eternidade.

Um santo sem limites

São João Dom Bosco tem elementos riquíssimos da sua história como os dons místicos, escritos e conselhos que não foram abordados aqui.

Portanto como em todos os santos do mês de janeiro, a SJO Artigos Religiosos tem oferta exclusiva de São João Dom Bosco em nossa loja virtual;

É só clicar aqui agora e aproveitar a variedade de produtos deste santo da juventude.

São João Dom Bosco, rogai por nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *