Um verdadeiro católico deve viver a fé em todos os sentidos, lugares e situações. Além disso, expressar o temor em Cristo por meio de roupas e acessórios. Nesse contexto, podemos afirmar que o escapulário é uma peça indispensável. 

Você provavelmente usa o acessório ou, até mesmo, já presenteou amigos e familiares com ele. Mas, sabe qual o significado? Se ainda não, continue a leitura deste artigo. Vamos te contar a definição e a história do escapulário. Aproveite! 

O que é um escapulário e para que serve?

Do latim scapularium, a palavra escapulário significa “o que cobre as espáduas” (ombros). Na antiguidade, o avental que os monges usavam durante o trabalho era chamado de escapulário. Mas, e na fé católica, qual o significado do acessório?

No catolicismo, o escapulário — peça com duas imagens unidas por um cordão — representa devoção. Ou seja, serve para lembrar o apego e exaltação que os fiéis têm pelas santidades. Assim, o sentido nada tem a ver com um amuleto da sorte. 

Os modelos mais comuns trazem a figura de Nossa Senhora, do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora do Carmo. 

Qual a história do escapulário?

A história do escapulário está relacionada com as experiências e visões de São Simão na Europa. Isso porque, em meados de 1230-1250, o fiel coordenava um grupo que carmelitas. Na época, todos sofriam muitas repressões de povos de outras religiões. Mas São Simão mantinha-se firme na fé e nos preceitos santos. 

Foi assim que o líder dos carmelitas orou pedindo a proteção de Nossa Senhora contra os repressões. Em resposta, a santa apareceu para ele e mostrou um escapulário que serviria como defesa para todo o sempre.  

Por que usar um escapulário?

Agora que você já conhece o significado e história do escapulário, podemos reafirmar as razões de usar esse acessório. Com ele, todo fiel está protegido. Mas também vale lembrar que a vida santa depende de pensamentos e ações corretas. 

Por isso, procure sempre estar presente nas missas e demais sacramentos. Reze os terços, entre em comunhão constante com Jesus e com as santidades e, claro, agradeça todas as vitórias alcançadas. 

Gostou deste artigo? 

Na SJO — loja de artigos religiosos, você encontra vários modelos de escapulários para você ou para presentear. Conheça, também, as roupas e lembrancinhas. Tudo para intensificar a sua fé hoje e sempre! 

Um verdadeiro católico deve viver a fé em todos os sentidos, lugares e situações. Além disso, expressar o temor em Cristo por meio de roupas e acessórios. Nesse contexto, podemos afirmar que o escapulário é uma peça indispensável para demonstrar devoção.

 

Você provavelmente usa o escapulário ou já presenteou amigos e familiares com ele. Mas, sabe realmente qual o significado desse acessório tão popular entre os católicos? Se ainda não, continue a leitura deste artigo. Vamos te contar tudo sobre a definição, história e importância do escapulário para a fé católica.

O que é um escapulário e para que serve?

Escapulário vem do latim scapularium, que significa “o que cobre os ombros”. Na antiguidade, o avental que os monges usavam durante o trabalho braçal nos mosteiros era chamado de escapulário.

Mas, e no catolicismo, qual o real significado do escapulário? No catolicismo, o escapulário é uma peça de tecido com duas imagens de santos ou símbolos religiosos unidas por um cordão. Ele representa devoção e serve para demonstrar o apego e exaltação que os fiéis católicos têm pelas divindades e santidades.

O escapulário lembra os católicos de manterem-se firmes na fé e buscarem a proteção dos santos. Os modelos mais populares trazem a imagem de Nossa Senhora do Carmo, do Sagrado Coração de Jesus, de São Bento ou São José.

Qual a história do escapulário?

A história do escapulário está intimamente relacionada às experiências e visões de São Simão Stock, monge carmelita que viveu na Europa em meados dos anos 1230-1250.

Na época, São Simão coordenava um grupos de monges carmelitas que sofriam grandes repressões de povos de outras religiões. Mas São Simão mantinha-se firme na fé católica e nos preceitos cristãos mesmo diante das dificuldades.

Consta que ele orou pedindo a proteção de Nossa Senhora contra as repressões e perseguições. Em resposta, Nossa Senhora apareceu em uma visão e entregou a São Simão o escapulário, dizendo que esse pequeno hábito serviria como escudo e defesa para os carmelitas.

Por que usar um escapulário?

Agora que você já conhece o significado e a história por trás do escapulário, podemos reafirmar algumas razões para o uso desse acessório:

Demonstra devoção aos santos e à fé católica

Lembra o fiel de se manter firme nos preceitos cristãos

Simboliza a busca por proteção espiritual

Representa escudo contra o mal, segundo a lenda de sua origem

Mas é importante lembrar que a proteção divina depende também de uma vida reta, com pensamentos e ações corretas. Por isso, além de usar o escapulário, procure participar da missa e demais sacramentos, reze diariamente e estreite sua relação com Deus e os santos.

Gostou deste artigo sobre o escapulário católico? Na SJO Artigos Religiosos você encontra diversos modelos de escapulários para você e para presentear outros fiéis. Conheça também nossas opções em roupas e lembrancinhas religiosas. Tudo para intensificar sua fé!

Cadastre-se para receber conteúdos relevantes e promoções da
SJO Artigos Religiosos
Receba os conteúdos por email.