santa-ines-memoria-da-pureza

Hoje é dia de Santa Inês.

Vamos relembrar a memória de uma jovem pura que viveu no século IV no período de grande perseguição cristã sob o império de Diocleciano.

Pela sua força e consagração virginal a Cristo se manteve firme em sua convicção e tão jovem foi martirizada.

Inês é referência para os casais de namorados, noivos, casados, consagrados e ordenados.

E ser conhecida e divulgada para juventude atual.

Esta santa que é um grande símbolo da castidade é o tema do blog hoje da SJO Artigos Religiosos.

O martírio que não nega Cristo

Inês, filha de uma família romana viveu no século IV no período do Imperador Diocleciano sob forte perseguição aos cristãos, foi criada por uma babá.

O seu nome em grego significa pura e casta. Esta jovem que aos 12 anos clandestinamente por conta da perseguição do imperador aos cristãos, fez votos de castidade consagrando-se a Cristo.

Neste mesmo período, o filho do prefeito de Roma ao se deparar com Inês se encanta com sua beleza e começa a lhe fazer propostas de casamento. Do qual ela sempre nega.

Não sabendo de tal consagração de Inês, o jovem se revolta com as várias recusas e a denúncia para o imperador Diocleciano. Eis que a partir deste momento se inicia o drama da jovem Inês.

A jovem foi presa pelas autoridades do império. E neste período os guardas encontravam dificuldades para encontrar grilhões para manter imóvel o braço de Inês.

Com convicção e amor a Cristo, Inês se mantinha firme com o espírito forte e movido pela graça.

Mesmo com seu corpo magro e frágil os guardas ficavam impressionados com sua força físicas que se comparava a de grandes guerreiros.

Diante das autoridades do imperador, mantinha seu amor a cristo e sua virgindade. Revoltados com isso, os guardas do império a levaram ao prostíbulo para que perdesse a pureza, mas, o fato é que o primeiro homem que tentou se aproximar caiu morto aos seus pés.

Vendo que nada a fazia negar a fé, mandaram degolá-la.

O exemplo para namorados, noivos, casados, consagrados e ordenados

A memória de uma jovem pura como foi Santa Inês inspira namorados e noivos neste período que antecede o matrimônio sob a importância da virtude da castidade, da qual é agradável aos olhos de Deus.

Já aos casados, Inês com seu testemunho, mostra-os a real finalidade do matrimônio, dos votos feitos no altar diante Deus e testemunhas, da fidelidade, e o real sentido de família sendo abertos a vida.

Os consagrados e ordenados ao olhar a vida desta jovem, revivem o verdadeiro sentido de suas vocações, fortalecem os propósitos de seus votos oferecendo em sacrifício seu corpo, desejos e afetos.

Os jovens de hoje precisam conhecer Santa Inês

Atualmente a devoção a santa Inês tem diminuído muito, fato que não ocorria durante muitos séculos, onde fiéis católicos tinham carinho e devoção a santa a ponto de se nome rapidamente ser incluído no Cânon romano.

Pela banalidade que vive hoje no mundo moderno que atinge principalmente o jovem através da pornografia, masturbação, sexo desregrado…

Conhecer a memória de uma jovem pura como santa Inês é um refrigério e traz um verdadeiro sentido de vida para a juventude atualmente.

O seu exemplo mostra que é possível agradar a Deus, é possível a pureza, é possível ser casto, para encontrarmos graça e salvação.

E para que a história desta santa permaneça com você na loja SJO Artigos Religiosos temos produtos exclusivos de Santa Inês, é só clicar aqui e aproveitar.

Santa Inês, virgem e mártir, rogai por nós!

Cadastre-se para receber conteúdos relevantes e promoções da
SJO Artigos Religiosos
Receba os conteúdos por email.