É bem provável que você conheça a medalhinha de São Bento. Mesmo assim considerada um dos maiores símbolos da Igreja Católica, é sempre bom lembrar que o acessório reverencia a figura de Bento de Núrsia.

Mas, afinal, quem foi esse homem e por que ele e sua vida são inspirações para os católicos até hoje? Conheça agora essa história e se surpreenda com uma das figuras mais veneradas por cristãos de todo o mundo!

Quem foi São Bento?

Filho de um nobre, Bento nasceu em Nórcia e estudou Retórica e Filosofia em Roma.

No entanto , a maneira como as pessoas viviam na cidade que hoje é a capital italiana assustaram o jovem. Devido a isso, Bento se instalou em uma gruta e passou a viver como um eremita.

Em outras palavras, nessa fase isolamento, ele se dedicou à oração e aos valores cristãos. Tanto que ele se tornou uma referência para outros jovens que também queriam se aproximar de Deus. Logo em seguida quando saiu da gruta, Bento fundou o maior centro beneditina, o Mosteiro de Monte Cassino.

A partir de então, o religioso direcionou os fiéis para a vida monástica. No total, ele ajudou a abrir mais de 12 mosteiros, formando a “Regra de São Bento”.

Diferentemente do que tinha vivido até então, a Regra pregava que era por meio da vida comunitária que se poderia atingir a perfeição, e não se isolando. O lema dessa prática era “Oração e Trabalho” que, de acordo com Bento, só seria alcançado pela fé e obediência.

Qual é a importância da medalha?

A primeira medalha de São Bento foi criada após a morte do religioso, por monges e discípulos dele. A peça é toda inspirada na vida e nos ensinamentos que o santo deixou para o mundo. Cada detalhe tem uma simbologia especial.

Veja só:

  • santo segurando um livro: representa São Bento e a Regra da Vida, escrita por ele para os monges. A obra é repleta de ensinamentos, incluindo respeito ao próximo, valorização ao trabalho e a busca da santidade pela vida em sociedade;
  • cruz: esse foi um dos símbolos que o santo mais venerou durante a vida. Ele recomendava a todos fazer o sinal da cruz ao despertar, antes de se alimentar e estudar, além da hora de dormir;
  • inscrições em latim: o verso da medalha possui várias inscrições em latim muito importantes para proteger os fiéis, como PAX (paz) e C S S L M (Cruz Sagrada Seja Minha Luz).

A medalha de São Bento é muito importante para se proteger dos desafios e estar mais perto de Deus. Na SJO Artigos Religiosos, você encontra esse acessório para se sentir uma pessoa ainda mais abençoada!

Cadastre-se para receber conteúdos relevantes e promoções da
SJO Artigos Religiosos
Receba os conteúdos por email.