Hoje celebramos o Batismo do Senhor.

João Batista no Rio Jordão ao batizar o Cordeiro de Deus que tiraria o pecado do mundo fez as portas do céu se abrir para que ouvíssemos de Deus Pai: “Este é meu filho muito amado, escutai-o (Mc 9, 7).

O exemplo de Cristo mostra que o batismo regenera a nossa vida, pois, com este sacramento somos considerados filhos de Deus.

E a igreja neste dia nos recorda a importância do batismo, de sua restauração e neutralização do pecado original.

Nós da SJO Artigos Religiosos como membros da igreja e batizados, desejamos uma ótima leitura deste artigo.

Jesus nos restaura através do batismo do Senhor

batismo do Senhor

Todo o batizado é filho de Deus e cria-se através deste sacramento uma relação intima.

Ao batizar Jesus no Rio Jordão, Deus quis que os viventes da terra soubesse o poder e a manifestação de seu filho como humano e divino abrindo as portas do céu, fazendo recair sobre Ele a pomba como sinal do Espirito Santo.

O que Jesus quis nos mostrar com esse exemplo?

É obvio que o Cristo sendo o próprio Deus não precisaria ser batizado, mas, em um diálogo com João Batista quis mostrar sua intenção:

“João recusava-se: “Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!”.

Mas Jesus lhes respondeu: “Deixa por agora, pois convém que cumpramos a justiça completa”. Então João cedeu. (Mt 3, 14-15).

Jesus quis se infiltrar entre os pecadores e assumir suas culpas para purificar os pecados e não se contaminar com eles;

Isso quer dizer, que quando nos aproximamos de Jesus através do sacramento do batismo, Ele regenera a nossa vida e neutraliza o poder do pecado original.

O que a Igreja nos fala sobre o batismo do Senhor?

No catecismo da Igreja católica no capítulo1213 diz:

“O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito, a porta que dá acesso aos demais sacramentos.

Pelo batismo, somos libertados dos pecados e regenerados como filhos de Deus; nos tornando membros de Cristo; somos incorporados a Igreja e feitos participantes de sua missão.

Essa graça acompanha toda a vida, e a igreja na Páscoa pede que renovemos as promessas batismais para recordar donde saímos e o que devemos ser como cristãos.

No sacramento do batismo a exemplo do Rio Jordão o Espírito Santo desce sobre nós e conduzir nossas vidas tornando-nos membros do corpo de cristo, incorporando-nos na igreja e aptos para o trabalho pastoral e de evangelização.

O batismo é necessário para nossa salvação. Pois, Jesus anunciou aos seus discípulos que anunciassem o evangelho e batizassem todas as nações.

A graça do Batismo

Como dito, o batismo do Senhor regenera nossa vida, e o ato sacramental traz em consequência a purificação dos pecados e o nascimento do Espírito Santo em nós;

Isso quer dizer, no batismo o pecado original e todos pecados pessoais, como todas as penas do pecado são perdoadas.

Portanto, o batizado por consequência da vida humana terrestre permanece com sofrimentos, doenças, mortes, fragilidades e também a tendência natural de pecar.

 E a graça do batismo fortalece diante tais realidades justamente pelo Espírito Santo permanecer em nós.

Nosso Senhor Jesus Cristo ao ser batizado iniciou sua vida pública conduzido pelo Espírito de Deus, da mesma forma nós ao ser introduzidos neste sacramento.

O batizado é chamado a servir, amar e honrar o nome de nosso Senhor. Ao olhar para vida de Cristo é exatamente o que devemos imitar. Pois, é através do batismo que inicia nosso caminho de salvação.

Este é tema rico, abrangente, e pode-se abordado de vários pontos de vista em outros artigos, por hora, nós da SJO Artigos Religiosos queremos que neste dia do Batismo do Senhor o Espírito Santo esteja com você.

Cadastre-se para receber conteúdos relevantes e promoções da
SJO Artigos Religiosos
Receba os conteúdos por email.