Hoje, 6 de janeiro a igreja celebra a solenidade da Epifania do Senhor. Donde em trecho do catecismo no capítulo 528 diz: “A epifania é a manifestação de Jesus como Messias de Israel. Filho de Deus e Salvador do mundo”.

Também se destaca os três reis magos: Baltazar, Melquior e Gaspar que um ano após o nascimento de Jesus o visitaram entregando-o presentes.

Deus se encarnou e veio habitar entre nós, e seu poder move toda a realidade aqui na Terra.

A sua humanidade se faz necessária a nós, pois, os sacramentos que a igreja nos oferece são a manifestação material do Cristo.

Estamos iniciando o ano de 2023 e nós da SJO Artigos Religiosos desejamos que a Epifania do Senhor se prologue por todo seu ano e que este artigo lhe ajude a entender o sentido desta solenidade.

Por que celebrar a Epifania do Senhor?

Epifania do Senhor

Esta solenidade nos faz lembrar que só é possível encontrar Deus nesta terra através da humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Esta humanidade consiste em dois aspectos; o Jesus histórico (terreno) e o da fé (místico/divino).

Não contendo nenhuma separação, como é comum hoje entre gnósticos e muitos cristãos com visão gnóstica.

A encarnação do Cristo representa a constante união entre Deus e o homem, como no antigo testamento com Adão e Eva, Abraão, Moisés, Elias e tantos outros.

Daí vem a necessidade de recorrer aos sacramentos que a igreja católica nos oferece, para uma união humana com Cristo, para que ele manifeste seu poder em nossas vidas.

Contudo, nesta festa da epifania, três personagens puderam ver e ofertar presentes, diante da realeza do menino Jesus.

Eram eles Melquior, Baltasar e Gaspar.

Os três reis magos e a sua importância nesta solenidade

A igreja entende a visita dos reis magos como a cumprimento da profecia de Davi no salmo 71,10-11:

“Os reis de Társis e das ilhas lhe trarão presentes, os reis das Arábia e de Sabá lhe oferecerão seus dons.

Todos os reis hão de adorá-lo, hão de servi-lo todas as nações”.

Melquior, cujo nome significa Meu Rei é luz, Baltasar, Deus manifesta o Rei, e Gaspar, aquele que vai Inspecionar; eram reis pagãos;

Onde depois da visita a Herodes, foram a casa de José e Maria visitar o Menino Jesus entregando-lhe ouro, incenso e mirra.

Vale aqui ressaltar a diferença entre visita dos pastores e a dos magos. Os pastores visitaram Jesus na noite de Natal na manjedoura, já os reis magos visitaram Jesus um ano após o nascimento na casa em Belém.

Dito isso, o ouro oferecido por Melquior, significa o reconhecimento da realeza. Já o incenso por Gaspar, representa o reconhecimento da divindade.

E a mirra por Baltasar, representa o reconhecimento da humanidade e sofrimento, pois servia também para embalsamar os corpos.

Os reis magos representam a união de todos os povos, e estes homens apesar de pagãos viram no Cristo sua realeza e poder com os olhos da fé.

Segundo São João Crisóstomo (1407), mártir e doutor da igreja, os reis magos anos mais tarde foram batizados por São Tomé apóstolo e contribuíram para o anúncio do evangelho.

Nossa vida é uma epifania

Deus se encarnou e sua epifania acontece diariamente.

É preciso estar atento e ter fé. Aliás, Ele diz que estará conosco todos os dias até o fim dos tempos (Mt, 28,20).

A manifestação de Jesus como Messias no evangelho, nos mostra que aquele que tem fé como os magos, sua vida será uma constante epifania.

E nós da SJO Artigos Religiosos acreditamos nisto. E desejamos a você um 2023 recheado da manifestação de Jesus.

Cadastre-se para receber conteúdos relevantes e promoções da
SJO Artigos Religiosos
Receba os conteúdos por email.