A resposta mais procurada da sua vida

Sabe qual a resposta mais procurada da sua vida?

Agosto, mês vocacional

Anualmente, em agosto, celebramos em nossas Igrejas o Mês Vocacional. Você já parou para se perguntar o motivo dessa celebração?

Em 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto como o Mês Vocacional. 

O objetivo principal era o de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.

É por isso que, cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. 

No primeiro, celebra-se sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à semana da Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos leigos e leigas.

A dúvida que move

A vocação atinge de modo profundo a vida de cada um. 

A dúvida que mora dentro do ser humano a respeito da sua existência nesse mundo leva-o a se questionar sobre os seus anseios, suas preferências, suas escolhas e seus sonhos. 

Ainda que a pessoa não saiba, essa dúvida está intimamente ligada à sua vocação. 

Cada um reage da sua maneira aos seus próprios questionamentos. 

O que há em comum é que todos têm o desejo de saber para que foram criados. 

Nesse contexto, o autoconhecimento é muito importante, pois exige uma identificação pessoal a partir das experiências e do reconhecimento dos sinais manifestados em sua vida. 

Fazer uma leitura da própria história para ver onde Deus lhe encaixa, onde Deus lhe chama é fundamental.

O Batismo confirma a filiação divina e concede ao ser humano a graça de ser cristão, chamado a servir, a ser Igreja no compromisso evangelizador e no testemunho do seguimento de Cristo

O batizado é chamado a assumir, em sua liberdade, com espírito profético a vida, respondendo aos apelos de Deus, iluminando a realidade, vencendo os desafios do tempo presente.

Vocação para a felicidade

Ora, se de Deus se recebe como primeira vocação a vida, para vivê-la em plenitude se faz necessária a compreensão da missão que há reservada para a sua existência. 

A vocação é um dom gratuito que Deus concede a cada um dos Seus filhos. 

Entender e acolher a vocação é uma escolha, que certamente é um caminho que conduz à felicidade: “Eu vim para que todos tenham vida, e tenham vida em abundância” (João 10,10). 

A descoberta da vocação conduz à vida em abundância, porque a felicidade está alicerçada na vivência do projeto de Deus, que não é momentâneo, mas, sim, um processo para toda a vida.

Um coração sensível à voz de Deus se dedica a discernir a sua vocação, seja ela ao sacerdócio, à vida religiosa, ao matrimônio ou ao celibato laical: “A uns Ele constituiu apóstolos, a outros profetas, a outros evangelistas, outros pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa a construção do Corpo de Cristo” (Ef. 4, 11-12). 

Tenha a coragem e a ousadia de descobrir o que Deus tem para a sua vida!

Esperamos que você tenha encontrado a resposta mais procurada da sua vida?

Ana Lívia Gonçalves
Ana Lívia Gonçalves
Cadastre-se para receber conteúdos relevantes e promoções da
SJO Artigos Religiosos
Receba os conteúdos por email.