5 coisas que você ainda não sabia sobre a festa de Corpus Christi

12 – ABRIL – 2019
festa de Corpus Christi

Separamos 5 coisas que você ainda não sabia sobre a festa de Corpus Christi e porque essa data é tão especial para a Igreja Católica.

O significado de Corpus Christi

Esta é uma das datas mais importantes para a Igreja Católica.

Trata-se da celebração da presença do Corpo e do Sangue de Cristo, também presente no Sacramento da Eucaristia.

O Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, faz menção à última ceia de Jesus com seus apóstolos, que antecedeu a sua morte, quando o Filho de Deus apontou para o pão e disse que aquele era o seu corpo e para o vinho, que era o seu sangue.

A origem do Corpus Christi

As primeiras celebrações do Corpus Christi aconteceram no ano de 1243, na cidade de Liège, na Bélgica, antes mesmo de serem oficializadas pela Igreja Católica.

E tudo começou por causa de uma freira chamada Juliana de Cornion, que teve visões com Cristo, que lhe pedia que comunicasse ao mundo o seu desejo de que o ministério da Eucaristia fosse celebrado de maneira particular e com destaque dentro da Igreja Católica.

Festa de Corpus Christi: Quem instituiu?

Se, no começo, o Corpus Christi era festa celebrada apenas na Bélgica, a partir do ano de 1264, o Papa Urbano IV, por meio da Bula Papal, fez com que a data entrasse para o calendário católico e fosse celebrada por toda a Igreja. Dez anos depois foi criada também a procissão com a Eucaristia.

O dia de Corpus Christi sempre cai em uma quinta-feira

Pode parecer um detalhe muito óbvio, mas grande parte das pessoas (entre elas, muitos católicos) não sabem que o dia de Corpus Christi sempre cai em uma quinta-feira. Isso porque ele é uma das celebrações móveis do calendário católico, que são calculadas a partir da Páscoa.

Assim, o Corpus Christi sempre é comemorado na quinta-feira após o domingo de Pentecostes que, por sua vez, acontece sempre 50 dias depois da Páscoa.

Os tapetes de Corpus Christi

No Brasil, há muitos anos, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi com tapetes coloridos, formados por desenhos de inspirações religiosas.

Aliás, algumas cidades históricas como Pirenópolis (GO), Castelo (ES), Mariana (MG), Jaguariúna (SP), entre outras, são famosas pela montagem desses tapetes que acontece todos os anos, sem exceção.

Contudo, essa tradição foi herdada, na verdade, dos portugueses e chegou ao Brasil junto com os colonizadores.

Há séculos, os povos lusitanos já utilizavam materiais como serragem colorida, borra de café, farinha, flores e muitos outros para fazer figuras religiosas que remetiam ao tema da Eucaristia.

Agora que você já sabe o verdadeiro significado de Corpus Christi, não deixe de celebrar essa data e participar das celebrações junto com a paróquia de sua comunidade!

Ana Lívia Gonçalves
Ana Lívia Gonçalves
Cadastre-se para receber conteúdos relevantes e promoções da
SJO Artigos Religiosos
Receba os conteúdos por email.