Datas Religiosas

As Quatro Semanas de Preparação para a Vinda de Cristo no Natal

As quatro semanas que antecedem o Natal são marcadas pelo primeiro tempo do Ano Litúrgico, o Advento. Do latim “chegada”, Advento é o tempo cristão de preparação para o nascimento de Jesus, um momento que aguardamos ansiosos, com alegria, expectativa e devoção.
Nas quatro semanas de preparação para a vinda de Cristo, devemos viver o arrependimento dos pecados, a fraternidade, o amor e a paz. Aprenda mais sobre o Advento abaixo.

O Advento: Quatro Semanas de Preparação para a Vinda de Cristo

O inicio do Advento é no dia 30 de novembro, data oficial para a montagem dos presépios, enfeites e árvores de natal.
A partir do Advento, toda a Igreja ganha a cor roxa, em sinal de recolhimento, arrependimento e conversão, preparando o nosso coração para a vinda de Cristo. Contudo, no terceiro domingo do Advento, conhecido como Domingo da Alegria ou Gaudete, a cor roxa é substituída pela rosa, simbolizando nossa alegria com o nascimento do menino Jesus.

O Advento divido em duas partes

Tradicionalmente, o Advento é dividido em duas fases. As duas primeiras semanas representam nossa expectativa para a Segunda Vinda de Jesus Cristo, que salvará os fiéis nos dias finais.
Contudo, o terceiro domingo data a alegria e inicia a segunda parte do Advento, que representa a nossa ansiosa espera para reviver a primeira vinda do Menino Jesus, através do Gesto de Amor Supremo de Deus, que enviou seu único filho para nos salvar.

A coroa do Advento

Existem vários símbolos que representam os mistérios do nascimento e da segunda vinda de Jesus, mas o mais tradicional deles é a Coroa do Advento.
Criada na Alemanha, a coroa é feita de galhos verdes entrelaçados, que formam um círculo, adornado por quatro velas (três roxas e uma rosa), além das bolas vermelhas e um laço.
O seu formato é circular pois a sua forma não tem início nem fim, assim como o amor de Deus. O verde dos galhos representa a esperança e a vida, já a fita vermelha com laço representa o Espírito Santo.
As bolas simbolizam os frutos de Deus que surgem em nossos corações, e as velas simbolizam as semanas do Advento, que devem ser acesas em ordem cronológica.
E, você? Entendeu os significados das quatro semanas de preparação para a vida de Cristo no Natal? Para saber mais, acesse nosso texto sobre Os Costumes do Fiel Católico no Natal.
Compartilhe nosso texto nas suas redes sociais e evangelize para os seus amigos.

Leia Também   Outubro: o mês do Santo Rosário e das Missões

 

 

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque