quadro da Santa Ceia
Curiosidades Religiosas

3 Curiosidades Sobre o Quadro da Santa Ceia

Conhecida mundialmente, a cena dos doze apóstolos sentados à mesa com Jesus Cristo já foi retratada em diversas pinturas. No entanto, a representação mais célebre é do quadro da Santa Ceia, apresentada em 1497 por Leonardo da Vinci.

Conheça 3 curiosidades sobre o quadro da Santa Ceia e saiba quais são as informações que essa realização artística única e fantástica traz.

1. A obra relata um dos momentos mais importantes do Cristianismo

O quadro da Santa Ceia retrata uma mensagem cristã, baseada na passagem da Bíblia de João 13:21. Nela, Jesus diz que um dos apóstolos iria traí-lo.

A obra é, portanto, uma representação incrível de um dos momentos mais importantes do Cristianismo, representando também a pedra basilar da Igreja Católica: a Santa Ceia.

No quadro, é possível ver Jesus sentado à mesa com 12 apóstolos que, surpreendidos, reagem ao saberem da traição anunciada. Esse episódio é relatado em quatro evangelhos (Marcos 14:17-21).

2. O quadro da Santa Ceia foi a pedido do Duque de Milão

Essa grande obra de Leonardo da Vinci foi encomendada por Ludovico Sforza, Duque de Milão. Ele queria decorar uma das paredes do refeitório do monastério de padres dominicanos de Santa Maria Delle Grazie.

3. A pintura sobreviveu às condições adversas de tempo

Durante 20 anos, o quadro passou por inúmeras restaurações. Como foi feita sobre gesso seco, ela começou a descamar após ser finalizada.Além disso, durante o transcurso da guerra, em 1943, as tropas de Napoleão usaram para a prática de tiro a parede em que o quadro estava exposto. Os bombardeios, então, arrancaram o teto do quarto, deixando a pintura à exposição extrema das condições climáticas.

Após anos de intensa restauração, a obra recuperou parte de seu esplendor original.

Apesar das muitas teorias que existem sobre o quadro Santa Ceia, nenhuma delas possui evidências. Logo, a obra representa a imaginação do artista de como foi a Santa Ceia descrita na Bíblia.

Atualmente, é possível ver a pintura exposta na Igreja de Santa Maria delle Grazie, construída em 1463, em Milão.

Gostou de conhecer as curiosidades do quadro da Santa? Então continue acompanhando o blog da SJO!

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   Batizado: Tudo sobre o curso de padrinhos

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque