Casamento Religioso

Tudo sobre o Curso Preparatório de Noivos

Entre tantos preparativos e detalhes a serem cuidados, aqueles casais que desejam se casar na igreja católica ainda precisam acrescentar um tópico a mais na lista de afazeres: cumprir o curso preparatório de noivos.

Porém, mesmo sabendo dessa obrigação, nem todo mundo sabe para que serve e porque é preciso passar por essa etapa. Então, se você também tem essas dúvidas, veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o curso preparatório de noivos e porque você deve fazê-lo!

O que é o curso preparatório de noivos?

Quando se inscrevem no curso, muitos casais acreditam que vão aprender como se portar na igreja, quais são as regras de etiqueta para a cerimônia religiosa, o que vão falar, como devem se comportar e assim por diante. Contudo, esses não estão entre os objetivos principais do curso preparatório.

Na verdade, a intenção da Igreja é preparar o casal para a vida conjugal, aconselhar os noivos a encontrarem soluções e viverem segundo os ensinamentos católicos. Aliás, muitos se surpreendem, pois neste curso são abordados alguns temas como vida sexual, cumplicidade, filhos, finanças, crises e vários tópicos de verdadeira importância.

Quais as vantagens de fazer o curso?

Por mais estreita que seja a relação e por mais que o casal se sinta preparado para encarar a vida a dois, existem muitas questões que surgem somente quando há, de fato, uma convivência diária. Por isso, fazer o curso preparatório é uma maneira de levantar todos esses tópicos que, muitas vezes, quando solteiros, nem ao menos pensamos. E, mais do que isso, as aulas e debates também ajudam a encontrar uma maneira de conciliar todos esses assuntos.

Com que antecedência deve ser feito o curso?

Não existe um tempo determinado para realizar as aulas. Contudo, como uma das propostas do curso é levantar uma reflexão a dois sobre a vida matrimonial e sobre o compromisso que os noivos estão prestes a assumir, o melhor é que ele seja feito com 6 meses antes de antecedência, aproximadamente, para que o casal possa absorver todas as informações e orientações.

Leia Também   O que oferecer de lembrança no casamento religioso?

Qual a duração do curso?

O tempo para cumprir o curso preparatório de noivos pode variar de igreja para igreja. Mas, geralmente, as aulas, os debates e as palestras são divididos em dois dias inteiros, muito provavelmente durante o sábado e o domingo.

E no final?

No final do curso, os noivos recebem um certificado de conclusão, que deve ser entregue na igreja onde será celebrado o matrimônio. É preciso apenas ficar atento, pois essa certidão tem um prazo de validade.

Agora que você já sabe a importância de fazer o curso preparatório de noivos, faça o quanto antes a sua inscrição na igreja de sua comunidade!

Aproveite também para conferir 10 ideias de lembrancinhas para casamento católico!

 

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque