Aprenda tudo sobre a contemplação dos mistérios do terço
Curiosidades Religiosas

Tudo Sobre a Contemplação dos Mistérios do Terço

Bem-aventurados os que abrem o coração para Deus e presenteiam Maria com a oração do terço. Além do Pai-Nosso, Ave-Marias, Credo e Salve Rainha, o terço remete à contemplação dos mistérios, tão citados nas aparições de Maria ao redor do mundo. Por isso, aprenda hoje tudo sobre a contemplação dos mistérios do terço!

A importância dos mistérios do terço

Em uma de suas aparições, Maria nos revela que os mistérios representam a entrega de Deus e Cristo por nós, e que cada passagem de Jesus serve para preparar os nossos corações para sua chegada. É por meio da contemplação dos mistérios que nós refletimos, meditamos e somos conduzidos a um caminho de perdão e salvação. Conheça abaixo tudo sobre os mistérios e suas contemplações.

Mistérios da Alegria

Às segundas e sábados o terço é dedicado aos mistérios gozosos. Eles representam uma fase linda na vida de Cristo, o seu nascimento e sua infância.

No primeiro mistério, contemplamos a anunciação do Arcanjo Gabriel à Maria, representando humildade, obediência e confiança no plano sagrado de Deus.

No segundo mistério contemplamos a visitação de Maria à sua prima Santa Isabel, representando fraternidade e o encontro de irmãos em busca da união pelo plano Divino.

No terceiro mistério contemplamos o nascimento de Jesus, a obra máxima do amor de Deus pela humanidade.

No quarto mistério contemplamos a apresentação de Jesus ao templo e no quinto contemplamos a perda e o reencontro de Jesus, que aos 12 anos foi encontrado ensinando a doutrina do Pai aos doutores da lei.

Mistérios da Dor

Às terças e sextas-feiras contempla-se os mistérios dolorosos. Eles nos fazem refletir sobre a agonia, sofrimento e morte de Cristo, por amor a nós, pecadores. Um amor que perdoa, purifica e salva!

Leia Também   Qual o significado das correntes para consagração a Virgem Maria?

No primeiro mistério contemplamos a agonia de Jesus no horto das oliveiras, onde ele confiou integralmente no plano do Pai.

No segundo mistério contemplamos a flagelação de Jesus, mediante a dores físicas e morais, sem deixar de lado a dignidade de ser Filho de Deus.

No terceiro mistério contemplamos a coroação de espinhos, em que diante de várias humilhações, Jesus viveu a humildade.

No quarto mistério contemplamos a subida ao Calvário, ou caminho à crucificação, em que Jesus suportou o peso da cruz como caminho para sentar à direita do Pai.

No quinto mistério contemplamos a morte na cruz, em próprio sacrifício, onde Jesus se uniu a Deus e salvou toda a humanidade.

Mistérios da Glória

Às quartas-feiras e domingos dedicamos o terço aos mistérios gloriosos, que representam a glória que é seguir fielmente os caminhos de Deus, baseados na vida eterna de Jesus e Maria.

No primeiro mistério contemplamos a ressurreição de Jesus, prova máxima da vida eterna.

No segundo mistério contemplamos a ascensão de Jesus, mostrando para nós a alegria da verdadeira morada, ao lado de Deus.

No terceiro mistério contemplamos Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos, provando a possibilidade de cada um de nós receber a Divina Chama.

No quarto mistério contemplamos a Assunção de Maria aos céus e no quinto mistério contemplamos a coroação de Maria, reverenciada como nossa Rainha, dos anjos e de todos os santos.

Mistérios da Luz

Às quintas-feiras o terço é dedicado aos mistérios luminosos, que representam a vida pública de Jesus, na qual ele demonstrou sua entrega e dedicação ao mundo.

No primeiro mistério contemplamos o Batismo de Jesus, lembrando que nossa fé deve ser banhada pela bênção do Espírito de Deus.

Leia Também   O significado do batismo na Igreja Católica

No segundo mistério contemplamos as Bodas de Caná, o milagre em que Jesus transformou água em vinho. Em analogia, devemos ser como as bebidas e nos transformarmos nas situações e adversidades da vida.

No terceiro mistério contemplamos Jesus anunciando o Reino de Deus, um verdadeiro convite à conversão em busca da vida eterna, sempre seguindo as Leis Divinas.

No quarto mistério contemplamos a transfiguração de Jesus e no quinto mistério contemplamos a instituição da Eucaristia, o corpo e sangue de cristo, pão e vinho, a Santa Ceia, o amor, perdão e redenção.

Agora que você aprendeu tudo sobre a contemplação dos mistérios, reze com mais propriedade o terço e compartilhe o nosso artigo para que outras pessoas possam professar a sua fé!

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque