Santos Católicos

O que é a Transfiguração do Senhor

No dia 6 de agosto é celebrada na Igreja uma festa diferente e adorada por muitos cristãos: a Transfiguração de Cristo. Essa celebração possui um significado muito profundo, mas que pode passar despercebido por muitos leitores da bíblia. No post de hoje, vamos falar sobre o que é a Transfiguração do Senhor. Continue a leitura!

Transfiguração de Jesus

O episódio da Transfiguração de Jesus sobre um monte elevado, diante de três testemunhas escolhidas por ele, é situado em um contexto em que Pedro confessou diante dos Apóstolos que Jesus é o Cristo. Esta confissão cristã também aparece no centurião diante de Jesus na Cruz. A história é contada em Mateus 17:1-8. Quando Deus veio a terra, adotou forma humana na pessoa de Jesus. Jesus se parecia fisicamente com qualquer outro homem. Sua divindade pôde ser vista de forma indireta, como em ações e palavras.

 Após a revelação de Pedro

Jesus e seus três apóstolos vão até a montanha, conhecida também como “Monte da Transfiguração”. A partir daí, Jesus começa a brilhar, e os profetas Elias e Moisés aparecem ao seu lado, conversando com ele. Uma voz no céu chama Jesus de Filho.

O propósito da transfiguração do Senhor foi para que os discípulos adquirissem maior compreensão de quem era Jesus. Os discípulos só o conheciam em seu corpo humano, e no momento da transfiguração puderam ter uma percepção maior sobre a divindade de Cristo. Mesmo não compreendendo e entendo completamente, a transfiguração deu a garantia de que os discípulos precisavam após ouvir a notícia da morte próxima de Jesus.

A Transfiguração é um dos milagres do evangelho. Diferencia-se dos demais por ser Deus o próprio milagre.

 Importância da Transfiguração do Senhor

Este evento é considerado um marco na teologia cristã, e sua localização sendo no alto de uma montanha representa o ponto onde a natureza humana se encontra com Deus. A Transfiguração do Senhor também reforça a identidade de Jesus como Filho de Deus, refletindo o ensinamento de Jesus.

Leia Também   Conheça 3 Estratégias Infalíveis Para Vender Artesanato

Festas e Comemorações

Desde o século V acontece a Festa da Transfiguração do Senhor para os cristãos. Para os cristãos do Ocidente, ela começou a partir do ano de 1457.

Essa festa é um convite para dirigir o olhar para o rosto do Filho de Deus, bem como os apóstolos Pedro, Tiago e João fizeram. Seu significado é preparar os cristãos para permanecerem firmes na fé de Cristo. A festa é celebrada no dia 06 de agosto.
Agora que você já sabe o que é a transfiguração do senhor, que tal compartilhar esse post nas redes sociais? Continue acompanhando o nosso Blog!

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque