Terço, Mini Terço e Rosário: Entenda a Diferença!
Artigos Religiosos

Terço, Mini Terço e Rosário: Entenda a Diferença

Durante séculos, muitos devotos da igreja católica têm considerado os rosários e as orações ao terço como uma arma espiritual para combatar as heresias do mundo. Apesar da crença popular de que essa tradição tenha começado com São Domingos, alguns estudos mais aprofundados mostram que este tipo de oração evoluiu gradativamente, até ganhar forças no século XII, durante o movimento das cruzadas. Foi São Pio V que consagrou oficialmente o terço em 1569.

Ainda que seja um costume secular, alguns cristãos menos participantes ou que estão se iniciando nos ensinamentos da igreja católica podem ter dificuldades para saber como funcionam e qual o propósito desses instrumentos de oração. Por isso, nesse artigo vamos mostrar o que são os terço, mini terço e rosário para você entender a diferença e saber como é possível alcançar o caminho da Salvação por meio deles!

O que é o terço?

O terço nada mais é do que um conjunto de orações e atos de amor que demonstramos ao meditar sobre os principais mistérios da fé. Ele é um instrumento criado pela igreja que representa a quarta parte de um rosário, composto por uma cruz, que simboliza nossa profissão de fé, seguida de contas (bolinhas) maiores e menores que representam as orações e os mistérios.

No total, o terço é formado pelas orações de um Credo, seis Pai-Nosso e 53 Ave-Marias, sendo dividido em quatro partes, que contemplam cinco mistérios. Acredita-se que quando rezamos o terço estamos oferecendo rosas à Mãe de Deus, cada vez que fazemos a sua oração.

O que é o mini terço?

O mini terço é uma versão reduzida do terço original. Apesar de ser usado mais como lembranças de celebrações religiosas, tais como casamentos e batizados, os mini terços podem sim ser usados para a oração diária do terço tradicional. Isso porque, ele equivale a uma dezena de contas de um terço normal, bastando repetir 5 vezes o conjunto de orações das 10 Ave-Marias e do Pai Nosso para cumprir o ritual de maneira completa.

Leia Também   2 Ideias Criativas De Lembrancinhas Para Personalizar

O que é o rosário?

O rosário é uma prática religiosa que pode ser feita tanto em grupo quanto individualmente, que honra à Virgem Maria. Originalmente, o rosário era formado por três terços, contudo, recentemente, o Papa João Paulo II instituiu um novo mistério e acrescentou novas meditações.

Dessa forma, o rosário é formado por 200 Ave-Marias e 20 mistérios divididos entre os Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos, que contemplam desde a anunciação do anjo Gabriel até a coroação de Maria como Rainha do Céu. Enquanto no terço as orações são como rosas que oferecemos à Virgem Maria, o Rosário representa uma coroa inteira.

Se você está procurando acessórios para o seu grande dia, aproveite para conferir o nosso artigo sobre o terço ideal para casamento!

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque