Curiosidades Religiosas

Significado e Simbolismo do Presépio

A montagem do Presépio é uma famosa tradição passada de geração em geração. Mas você realmente conhece os seus significados sagrados? O lindo grupo de imagens deve ser exposto a partir do 1º domingo do Advento para lembrar a União da Sagrada Família em um dos momentos mais importantes da história, o Gesto de Amor Supremo de Deus ao enviar seu Filho Jesus para salvar todos nós.

História do Presépio

A palavra Presépio vem do latim Praesaepe, que significa estábulo. O primeiro Presépio foi montado em 1223, dentro de uma gruta na Itália, pelas mãos sagradas de São Francisco de Assis. Na época, a Igreja proibia qualquer representação litúrgica nas paróquias, então o Santo pediu permissão e montou um presépio para mostrar ao povo como foi o nascimento de Jesus.

Significado do estábulo

Tudo acontece lá pois os animais deixam a sujeira no solo e comem no cocho, assim como os fiéis fazem na Igreja. Nós deixamos para trás os pecados com a Confissão e alimentamos nossa vida através da Hóstia Consagrada.

Simbolismo dos animais

Eles são a natureza a serviço do homem e de Deus e simbolizaram simplicidade no nascimento de Jesus. Além disso, o boi e o burro simbolizam os judeus e os pagãos, pois Jesus nasceu para salvar todos os povos, sem exceção.

A presença dos pastores no presépio

Depois da Sagrada Família, os pastores foram os primeiros a saberem do nascimento de Jesus. Eles representam humildade, pois, na época, a profissão não era muito reconhecida.

O simbolismo do anjo no presépio

Ele é o céu representado no presépio. Mensageiro de Deus, sua faixa significa “Glória a Deus nas Alturas”.

Significado da estrela e os Reis Magos

A estrela foi o guia para os Reis, representando a Luz de Deus para o caminho até Jesus. Os Reis se chamavam Belchior, Gaspar e Baltazar, e eram homens da ciência que dominavam os campos da astronomia, matemática e medicina. A presença deles remete a verdadeira ciência, aquela que nos leva até a Fé, pois prova a grandeza da criação de Deus.

Leia Também   Anjos, Arcanjos, Querubim e Serafim: os seres da esfera espiritual

Além disso, eles eram de três regiões distintas e, assim como os animais, representam a Salvação de todos os povos.

Os presentes dos Reis Magos

Ouro, mirra e incenso foram os nobres presentes oferecido ao Messias. O ouro simboliza a realeza, o incenso a divindade e a mirra simboliza o sofrimento e a eternidade. Isso foi uma previsão, anunciando que Jesus sofreria muito e seu reinado seria por todo o sempre.

A Sagrada Família

A imagem da Sagrada Família nos traz a União. José, pai terreno de Jesus, lhe deu amor, proteção e ensinou a profissão de carpinteiro.

Maria foi escolhida por Deus para ser Mãe de Cristo para provar que ele era homem como nós. Contudo, nasceu da Virgem, provando ser um verdadeiro milagre. E Jesus é a nossa salvação, representada no ato de Amor Supremo de Deus.

Entendeu os significados e simbolismos do Presépio? Leve a imagem do amor de Deus para o seu Natal e receba nossas novidades gratuitamente cadastrando seu e-mail no campo destacado da página.

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque