Curiosidades Religiosas

O significado do batismo na Igreja Católica

Quem foi criado e educado sob às diretrizes da Igreja Católica sabe que o batismo é um dos sacramentos mais importantes para os cristãos. Ele é um rito de passagem, em que a criança ou adulto da início a sua vida cristã, tornando-se filho de Deus e discípulo de Cristo.

Hoje em dia é comum que a cerimônia de batismo não esteja restrita apenas à celebração religiosa, mas tornou-se também uma data de festa e comemoração para reunir a família e as pessoas queridas. Mas, será que todo mudo sabe qual é o verdadeiro significado do batismo na igreja católica? Veja aqui quais são os simbolismos dessa cerimônia, em que época da vida ela pode ser realizada e entenda qual é o papel dos padrinhos na vida do batizando.

O que é o batizado?

Antes de detalharmos o passo a passo da cerimônia, vamos entender primeiro a função do batismo na igreja católica. Ele é o primeiro do sete sacramentos cristãos e, sem ele, a pessoa não consegue alcançar nenhum dos outros seis.

A Igreja Católica reconhece três tipos de batismo. O batizado da água é o mais comum e pode ser feito por imersão ou por infusão. Já o batismo de sangue refere-se às pessoas que não foram batizadas na igreja, mas que morreram lutando pela fé e em nome de Jesus. Por fim, o batismo de desejo é aquele concedido a quem desejava ser batizado e por algum motivo foi impedido. Este último batismo é muito comum em crianças que morrem prematuramente.

Símbolos do rito do batismo

Dos três tipos de batismo, o mais comum e celebrado é o batismo da água. Trata-se de uma cerimônia belíssima realizada pela igreja católica e que, como já dissemos, pode ser tanto pelo ato da imersão como da infusão.

Leia Também   Como Fazer Uma Ata da Reunião de Conselho Paroquial Pastoral?

A imersão é o método mais tradicional e ainda preservado por algumas igrejas. Nela, o batizando é mergulhado por três vezes na água, para representar a santíssima trindade, e faz uma metáfora à morte e ao nascimento para uma nova vida. Já na cerimônia por infusão, a água santa também é derramada três vezes na cabeça do batizando e possui a mesma simbologia do batismo de imersão.

Além da água, existem outros elementos essenciais que compõem a celebração do batizado católico:

-Óleo: Em algumas cerimônias, além da água, o sacerdote passa um óleo sagrado no peito da criança para que a força de Jesus penetre na vida do batizando.

-Roupa branca: Apesar de não ser uma obrigatoriedade, as vestimentas brancas geralmente são usadas para representar a pureza da criança.

-Vela: A vela representa o círio pascal, que simboliza Cristo como a luz do mundo.

O papel dos padrinhos no batizado

Os padrinhos tem um papel fundamental no batismo católico. É deles a responsabilidade de fazer com que o batizando siga a doutrina cristã e de garantir a ligação deles com igreja. Por isso mesmo, é que para batizar uma criança não é preciso que os pais sejam católicos, mas os padrinho precisam, obrigatoriamente, ter recebido o sacramento do batismo.

Além disso, as igrejas também exigem que os padrinhos façam um curso preparatório para o batismo, com o objetivo de que eles entendam melhor o significado da cerimônia e conheçam suas funções na vida do batizando.

Vale ressaltar que os padrinhos não precisam ser casados, mas recomenda-se que sejam bem próximos à família e que tenham o costume de frequentar a igreja.

Qual a melhor idade para realizar o batismo na igreja católica?

Não existe uma idade limite para que uma criança ou adulto seja batizado. Contudo, a igreja católica recomenda que a cerimônia seja feita o mais cedo possível, de preferência nos primeiros meses de vida.

Leia Também   Como rezar o terço

Comemoração do Batismo

No Brasil, tornou-se uma tradição que as famílias organizem uma pequena festa para celebrar a data do batizado de uma criança. É claro que esse tipo de comemoração não é obrigatória, mas quem deseja fazer uma, pode planejar uma festa mais íntima e até oferecer algumas lembrancinhas do batismo, para parentes, amigos e padrinhos.

Gostou de aprender sobre o verdadeiro significado do batismo? Se você deseja saber mais sobre o assunto, veja nosso post sobre como é feita a celebração do batismo na Igreja Católica, e conheça cada detalhe desta celebração única!

 

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque