conselho paroquial pastoral
Santos Católicos

Entenda o Papel do Conselho Paroquial Pastoral na Ação Evangelizadora da Comunidade

O Conselho Paroquial Pastoral se destaca na estrutura organizacional de uma igreja. Logo, é extremamente importante que todos aqueles que trabalham nela tenham sua compreensão real e objetiva, a fim de promover o alinhamento organizacional e a unidade como um todo.

Com tantas responsabilidades, reunimos informações para que você entenda o papel do Conselho Paroquial Pastoral (CCP) na ação evangelizadora da comunidade.

Saiba quais são os objetivos do CPP

Antes de entender o papel do Conselho, é de suma importância saber qual função ele representa e quais objetivos pretende alcançar.

Por ser um organismo criado para gerar representatividade, o Conselho Paroquial Pastoral tem a finalidade de cuidar do planejamento, execução e avaliação das resoluções e compromissos assumidos na Assembleia Paroquial. Além disso, acompanha a vida pastoral da comunidade como um todo, além de zelar pela unidade da caminhada pastoral residente na paróquia.

Vale frisar que o CPP tem como principal missão levar à comunidade a assumir a fé de forma concreta por meio das decisões tomadas na Assembleia Paroquial. Por isso, é impossível falar do Conselho sem citar sua ação evangelizadora na comunidade.

Veja as principais ações do CPP na ação evangelizadora

Sabemos que ser fiel é também um modo de buscar fidelidade a Jesus Cristo. Portanto, a premissa fundamental para a escolha e elaboração das propostas pastorais é justamente evangelizar bem e formar discípulos missionários que compreendam que a conversão pastoral é o melhor caminho para a realização deste objetivo.

Uma verdadeira pastoral é estimuladora e inspiradora em suas atitudes, iniciativas e autoavaliação. Precisa de cuidado para mudar posturas pastorais de todos os níveis, entendendo a necessidade urgente de viver na igreja seguindo a paixão que norteia a vida de Jesus.

Leia Também   Os 100 Anos de Nossa Senhora de Fátima

O Conselho Pastoral Paroquial, mesmo tendo que lidar com inúmeros compromissos, como avisos, planejamentos de festas do padroeiro, reformas e outras questões, a evangelização jamais pode sair de vista.

Por isso, é importante que todos os responsáveis pela coordenação do CPP façam uma análise minuciosa para identificar o comportamento organizacional do conselho, bem como sua postura diante de movimentos e organismos.

Para tornar o Conselho mais evangelizador, além de pedir sugestões, é indicado também fazer uma atividade simples, chamada de tempestade de ideias (brainstorm). Com ela, você terá uma noção maior sobre o perfil dos membros do CPP, projetos que estão em andamento e desempenho das atividades. Assim, criarão junto com outros membros, soluções para que a ação evangelizadora na comunidade seja cada vez melhor.

Agora que você já conhece qual é o papel do CPP, continue a visita e nosso blog e leia também “Como fazer uma ata da reunião de Conselho Paroquial Pastoral?” e aprimore seus conhecimentos.

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque