Santos Católicos

Saiba tudo sobre a Exaltação da Santa Cruz

No dia 14 de setembro, cristãos do Ocidente e Oriente encontram-se para exaltar a Santa Cruz. A festa celebra a cruz como instrumento de salvação, símbolo revelador da vitória de Jesus sobre a morte, o pecado e o demônio. Saiba tudo sobre a exaltação de Santa Cruz logo abaixo!

 Como nasceu a festa de Exaltação da Cruz

A Festa de Exaltação da Santa Cruz está relacionada a Santa Helena, mãe de Constantino, imperador que construiu igrejas. Santa Helena era muito religiosa, e sempre fez o possível para manter de forma preservada os locais onde Jesus Cristo viveu seu ministério.

A Igreja do Santo Sepulcro foi construída no local onde Jesus Cristo foi crucificado. Lá, foi criado um templo dedicado em 13 de setembro de 335. No dia seguinte, aconteceu a festa para o povo e entrou no calendário romano-cristão.

Vale lembrar que Santo Sepulcro e Gólgota são locais santos até os dias de hoje, considerados de muita importância e veneração para o mundo católico cristão.

 Dia da Santa Cruz

O Dia da Santa Cruz também é apontado no dia 03 de maio. No ano de 629, nesta mesma data, o Imperador Heráclio havia recuperado a cruz que até então tinha sido roubada pelo povo persa. Para evitar confusões, o Papa João XXIII tirou essa data do calendário católico.

 Por que exaltar a Santa Cruz

A festa celebra a cruz como um instrumento de salvação. Apesar de estar ligada também ao sofrimento de Jesus Cristo, não são apenas memórias agoniantes que a Cruz traz. Ela também recorda a compaixão e amor para com toda a humanidade do Filho de Deus.

Esse amor venceu a morte e, assim, fez também ressuscitar os mortos.

 Oração da Exaltação de Santa Cruz

o Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós foi suspenso o Autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibraram, para lavar meu pecado o sangue e a água jorraram. Árvore esplêndida e bela de rubra púrpura ornada, de os santos membros tocar digna só tu foste achada. Ó Cruz feliz, dos teus braços do mundo o preço pendeu; balança foste do corpo que ao duro inferno venceu. Salve ó altar, salve vítima, eis que a vitória reluz: a vida em ti, fere a morte, morte que à vida conduz. Salve, ó Cruz, doce esperança, concede aos réus remissão; dá-nos o fruto da graça, que floresceu na Paixão. Louvor a vós, ó Trindade, fonte de todo o perdão, aos que na Cruz foram salvos, daí a celeste mansão.

Leia Também   Os santos juninos da Igreja Católica

E você? Gostou de saber tudo sobre a exaltação da Santa Cruz? Conte para nós nos comentários! Não se esqueça de compartilhar esse post também com os seus amigos!

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque