Conselho Paroquial Pastoral
Curiosidades Religiosas

Quem Participa do Conselho Paroquial Pastoral?

Dentro da já complexa estrutura organizacional de uma igreja o Conselho Paroquial Pastoral se destaca. O objetivo é aproximar ainda mais a comunidade da paróquia e conseguir, assim, ampliar sua ação evangelizadora.

Por isso, na hora de organizar o seu CPP, é preciso atenção redobrada e a escolha certa dos membros que o compõe. Para te ajudar, vamos explicar brevemente o que é o Conselho Paroquial Pastoral, sua importância e quem participa dele.

O que é o Conselho Paroquial Pastoral?

O CPP nada mais é do que um grupo formado por pessoas que tenham comunicação e participação ativa na comunidade e entendem as necessidades e passos da evangelização.

Seu objetivo é o de prestar serviços à comunidade, fazendo, assim, com que essas pessoas possam articular melhor seus trabalhos, assim como planejar a coordenar cada um deles.

Por isso, é comum dizermos que o Conselho Paroquial Pastoral é um grupo de missionários que tem papel fundamental na construção de uma paróquia cheia de misericórdia, que acolhe e participa de maneira ativa da vida dos fiéis, em especial daqueles que mais necessitam de auxílio.

A importância do CPP na comunidade se dá não apenas pelos trabalhos realizados, mas também pelo amparo emocional prestado a todos os que pedem auxílio. Isso porque existem pessoas nesses grupos que escutam sobre os anseios, expectativas e angústias que afligem as pessoas dotadas de fé, orientando-os na graça de nosso Senhor Jesus Cristo.

Vale lembrar também que o CPP possibilita a criação de uma rede entre as comunidades e promove encontros que objetivam a melhora nas ações realizadas dentro e fora de diversas paróquias.

Quem faz parte do Conselho Paroquial Pastoral?

Na hora de criar o Conselho Paroquial Pastoral, é comum que se tenham algumas dúvidas a respeito da quantidade de membros. Devem fazer parte do CPP o pároco ou vigário paroquial, salvas exceções nas quais o bispo escolhe outro representante. Também compõe o Conselho o secretário da CAD Comunidade religiosa, o coordenador religioso, a secretária paroquial, um representante de cada uma das pastorais, serviços, movimentos ou organismos que completam o CCP e o membro da paróquia no CODIPA.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer saber mais sobre os Conselhos Paroquiais Pastorais, deixe um comentário no blog e teremos o prazer em te ajudar. Aproveite também para acessar o site da SJO e adquirir nossos produtos.

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   Batizado: Tudo sobre o curso de padrinhos

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque