Santos Católicos

Quem foi Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia, ou Santa dos Impossíveis, é conhecida por nós, católicos, como a advogada das causas perdidas. Sua vida foi marcada por inúmeros atos de bondade e pela fé na recuperação daquelas pessoas com problemas insolúveis.
Se você ainda não conhece essa história de virtude, dedicação e amor a Deus, saiba quem foi Santa Rita de Cássia e entenda todas as simbologias em torno da sua imagem.

História de Santa Rita de Cássia

Com nome de Rita Lotti, Santa Rita de Cássia nasceu no ano de 1381, em uma pequena vila chamada Roccaporena, na cidade de Cássia, na Itália. Desde pequena, Rita provou sua devoção e, mesmo sem ser alfabetizada, sabia tudo sobre a vida de Jesus. Sua vontade sempre foi a de seguir a vida religiosa, contudo, teve que se submeter à vontade de seus pais e se casou com Paolo Ferdinando.

O casamento de Santa Rita

Segundo conta a história, durante 18 anos, Santa Rita sofreu abusos e violências cometidos por seu marido infiel e alcoólatra. Com ele teve dois filhos gêmeos e, mesmo diante das inúmeras agressões, sempre manteve sua fé e mostrou paciência e resignação com sua família.
Pouco antes da morte de seu marido, assassinado por antigos inimigos, Santa Rita conseguiu convertê-lo e torná-lo um homem religioso, graças as suas constantes orações e sua fé em Deus.
Contudo, depois que seu companheiro foi morto, seus dois filhos, ainda jovens, foram tomados pelo ódio e pelo desejo de vingança. Isso fez com que Santa Rita pedisse a Deus que os levasse para que eles não cometessem o pecado mortal. Suas preces foram atendidas e, já perto da morte, seus filhos conseguiram perdoar os assassinos e receberam as bençãos divinas.

Leia Também   Quais São os 5 Mandamentos da Igreja Católica?

Ingresso no mosteiro de Santa Maria Madalena

Depois de todas as tragédias, Santa Rita desejava ingressar no convento das irmãs Agostianas de Cássia onde, a princípio, não foi aceita por causa do seu passado pregresso. Isso mudou quando em uma noite, enquanto sonhava que era guiada por Santo Agostinho, São Nicolau e São João Batista Santa Rita, conseguiu atravessar milagrosamente as portas do mosteiro que estavam seladas. A partir deste dia, as freiras do convento não puderam mais rejeitar a sua entrada e aceitaram Santa Rita de Cássia na ordem.

Morte de Santa Rita de Cássia

Santa Rita morreu em 22 de maio de 1457, após muitos anos de sofrimento e perseverança. Ela permaneceu em seu leito por um longo período, com o corpo marcado por feridas e acometida por uma doença muito séria. Muitos acreditam que se tratava de um milagre, já que Santa Rita rezava frequentemente para que pudesse sentir as dores que Jesus sentiu durante sua crucificação, tamanha era sua paixão por Cristo.
Ela foi beatificada em 1627 e, 519 anos após seu nascimento, tornou-se santa pela igreja católica.

O simbolismo na imagem de Santa Rita de Cássia

Cada detalhe da imagem adorada de Rita de Cássia carrega um importante significado da trajetória de vida da Santa:

O hábito

As vestimentas de Santa Rita de Cássia representam sua vocação e devoção à vida religiosa. Além disso, reforçam o milagre alcançado por ela ao conseguir entrar no convento, mesmo estando diante das portas seladas.

A coroa de espinhos, o crucifixo e o estigma

Todos esse elementos da imagem de Santa Rita de Cássia também estão relacionados a mais uma prova de resignação. A paixão de Santa Rita por Jesus era tamanha, que em suas preces ela pediu para poder sentir as mesmas dores que o Filho de Deus sentiu em vida. Sua vontade foi atendida e por 15 anos ela carregou o milagre do estigma da coroa de espinhos em sua testa e sofreu com fortes dores, iguais as que Jesus teve durante sua crucificação.

Leia Também   Oração Ao Divino Espírito Santo

As rosas

As rosas que aparecem na imagem de Santa Rita estão relacionadas a mais um milagre feito por ela. Acredita-se que ela tenha plantado uma roseira no jardim do convento, que floresceu mesmo durante um inverno rigoroso.
Elas também podem ser ligadas a intercessão da Santa pela conversão dos pecadores.

Gostou da história? No site da SJO você encontra quadros, chaveiros, medalhas, velas e muito outros artigos religiosos com a imagem de Santa Rita de Cássia!

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque