Qual o papel da Secretária Paroquial
Material Religioso

Qual o Papel Da Secretária Paroquial?

Sabe aquela senhora que está sempre conversando com o Padre, resolvendo os problemas da paróquia e disposta a ajudar todos que precisam de auxílio ou orientação? As calmas e atenciosas secretárias paroquiais fazem um verdadeiro trabalho missionário e auxiliam a comunidade como um todo.

Seu papel é tão importante que a data comemorativa das secretárias, dia 30 de setembro, é comemorada no mesmo dia de São Jerônimo, que foi secretário do Papa São Dâmaso e o responsável pelo auxílio da tradução para o latim da Bíblia.  

Saiba mais sobre a função da secretária paroquial

A função da secretária paroquial é tão ampla que por muitas vezes é difícil categorizar tudo o que essa profissional faz. Elas são responsáveis por auxiliar o pároco antes, durante e depois das celebrações e permitem que a organização seja realizada por meio da implementação de métodos que visam o dinamismo.

As secretárias são, na maioria das vezes, a primeira pessoa com a qual o fiel tem contato quando precisa saber mais sobre as celebrações e bênçãos da igreja. Por isso, são consideradas a imagem da paróquia.

Portanto, é papel da secretária paroquial cuidar dos objetos utilizados em casamentos, batizados e crisma, certificar-se de que o padre possui tudo o que precisa na hora das celebrações e também organizar os cortejos em casamentos.

Além disso, são responsáveis pela metodologia empregada na catalogação de livros, documentos, fotos e documentos de toda a paróquia.

Um trabalho missionário

No entanto, é preciso também ter um olhar mais humano sobre o papel da secretária paroquial. Afinal, são elas que possuem a necessidade para atender aos fiéis que precisam de ajuda ou que estão em dificuldades e não sabem a quem recorrer.

Elas são pessoas dotadas de fé, que conhecem bem o evangelho e que têm o olhar humano e sensível diante de toda a comunidade, criando bazares, mutirões, pedindo doações, organizando festas e datas comemorativas e ainda aproximam os fiéis da vida paroquial.

Diante de uma rotina cheia de tarefas e preocupações, olhar para o próximo é uma característica única e que ajuda a viver de maneira mais plena as palavras do Senhor, oferecendo o que tem de melhor para quem realmente necessita.

Portanto, é papel da secretária paroquial criar um ambiente acolhedor, no qual os fiéis se sintam mais próximos do amor Divino e recebem o necessário para voltar a viver sem angústias, medos e inseguranças.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando os artigos de SJO e saiba mais sobre todos os aspectos da rotina paroquial.

 

Leia Também   Conheça as Principais Feiras de Artesanato para Visitar

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque