sequência das cores das velas do advento
Curiosidades Religiosas

Qual é a Sequência das Cores das Velas do Advento?

O tempo do Advento, do latim adventus que significa chegada, liturgicamente corresponde às quatro semanas que vêm antes do Natal. Para representar essas quatro semanas, são acesas velas desde o primeiro domingo até o quarto domingo para iluminar a vigília do advento, preparando a vinda da luz ao mundo.

Você sabe qual é a sequência das cores das velas do advento? Continue a leitura para entender melhor.

Conheça o rito da sequência das cores das velas do advento

É importante entender que as velas simbolizam Cristo que é a Luz do Mundo que rompeu as trevas da escuridão e do pecado para nos salvar. As velas fazem com que nós reflitamos sobre a escuridão que é provocada pelo pecado, deixando o homem cego e longe dos caminhos de Deus. Após a primeira queda do homem, Deus deu, aos poucos, esperança de salvação. Graças a ela, o universo inteiro foi iluminado, como as velas da coroa.

Nas chamas das velas residem as forças da natureza e da vida. Durante essas quatro semanas, todos nós, cristãos, somos convidados a esperar por Jesus. Esse é um tempo de preparo e de muita alegria para a espera do Senhor. Por esse motivo, conhecer a sequência das cores das velas do advento é tão importante. Veja:

Primeira vela do advento

Neste primeiro dia, iniciamos a sequência das cores das velas do advento acendendo a vela de cor vermelha. Ela simboliza o perdão dado a Adão e Eva. Cristo desceu à Mansão dos mortos para que eles fossem perdoados.

Segunda vela do advento

Neste dia, acende-se a vela verde junto com a primeira vela, representando a fé dos Patriarcas: Isaac, Jacó e Abraão, que acreditaram na Promessa da Terra Prometida a Canaã dos Hebreus. Então, nasceu a Luz do Mundo, o Salvador.

Terceira vela do advento

A terceira vela é a de cor rosa e nos convida à alegria e ao júbilo que existem por conta da aproximação de Jesus. A cor rosa indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo de Gaudete, como também é conhecido. Ele transborda nosso coração de bons sentimentos.

Quarta vela do advento

A sequência das cores das velas do advento é finalizada com a quarta vela, que possui a cor branca, e simboliza os profetas que fizeram o anúncio de um reino de paz e justiça que o Messia traria.

Essa última vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador, simbolizando a nossa fé em Jesus Cristo. Essa fé ilumina todo homem que nasce neste mundo.

Agora que você já sabe a sequência das cores das velas do advento, aproveite a visita no blog SJO e leita também: “O guia das principais festas católicas”.

 

Leia Também   Batizado: Tudo sobre o curso de padrinhos

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque