Clique e descubra quais são os 5 mandamentos da Igreja Católica
Santos Católicos

Quais São os 5 Mandamentos da Igreja Católica?

Você, fiel católico, com certeza conhece os 10 mandamentos de Deus, não é? Eles são as leis básicas que o Pai enviou à Terra para que possamos viver uma vida em plena comunhão com seu amor, em busca da caridade ao próximo e vida eterna. Mas, você sabia também que existem 5 mandamentos da Igreja Católica? Conheça todos eles a seguir!

A importância dos mandamentos

Os mandamentos não são recomendações, muito menos ensinamentos, eles são obrigações que todo fiel católico deve seguir em sua vida. Simples assim, eles estão acima das leis do homem, pois são nossos deveres perante as leis de Deus.

As tabuletas com os 10 mandamentos não foram entregues por acaso a Moisés, Deus deixou 10 formas para exaltarmos o seu amor, em busca do reino dos céus. Saiba como surgiu esses 5 mandamentos.

O surgimento dos 5 mandamentos da Igreja católica

Todos os 10 mandamentos instituídos por Deus têm relação a nossa vida como um todo. Porém no início da década de 90, o Papa João Paulo II instituiu 5 mandamentos que regem de acordo com o Catecismo da Igreja Católica, como será nossa vida moral ligada à liturgia e à Igreja.

Sendo assim, esses 5 mandamentos reforçam nosso compromisso com Deus dentro da Igreja. Conheça cada um dos mandamentos:

Primeiro Mandamento: Participar da missa inteira aos domingos, de outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho

Para nós, católicos, todos os domingos são dias sagrados, e devemos estar presentes e participar da missa no primeiro dia da semana. Além disso, devemos reservar e abrir mão do trabalho para prestar honras nas festas dos Mistérios do Senhor, Virgem Maria, dos Santos Apóstolos e todos os outros Santos.

Segundo Mandamento: Confessar-se ao menos uma vez por ano

Qual foi a última vez que você se confessou? Seguindo os mandamentos da Igreja, devemos renovar nosso voto e recordar nossos pecados no mínimo 1 vez ao ano, pagando a penitência e revogando o mal em nossa alma.

Terceiro Mandamento: Receber o sacramento da Santa Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição

Você sabia que a Igreja recomenda, e não obriga a comunhão diária, semanal ou mensal? Porém devemos receber o Corpo e Sangue de Cristo no mínimo uma vez por ano, nas festas pascais.

Quarto Mandamento: Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe

O jejum é obrigatório e, no Brasil, realizamos ele na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira Santa.

Ele não precisa ser completo e rigoroso, pessoas acima de 60 anos são dispensadas da obrigatoriedade. Porém para os mais novos devemos fazer um café da manhã leve, almoço idem e abrir mão dos lanches da tarde, até mesmo os cafezinhos.

Assim pagamos nossa penitência e nos preparamos para as festas litúrgicas, dominando nossos instintos e voltando nossas forças para a fé em Deus.

Quinto Mandamento: Ajudar a Igreja em suas necessidades

“Deus ama aquele que dá com alegria”, disse São Paulo aos coríntios. Não importa o tamanho da caridade, desde que ela seja pura e de coração aberto. E caso você não disponha de bens materiais ou quantias em dinheiro, doe o seu trabalho para contribuir com a obra de Deus dentro da Igreja, por meio de uma pastoral, por exemplo.

Entendeu os 5 mandamentos da Igreja Católica? Você já cumpre todos eles de forma involuntária, não é? A partir de agora fique atento a sua vida dentro da Igreja e galgue o seu caminho aos céus.

Gostou do nosso artigo? Professe sua fé e compartilhe ele em suas redes sociais!

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   A Virgem Maria e Sua Importância Para a Igreja Católica

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque