Curiosidades Religiosas

Por que setembro é o mês da Bíblia?

Você sabia que para nós, Católicos Apostólicos Romanos do Brasil, desde 1971, setembro é o mês da Bíblia, do Verbo, da Sagrada Escritura e da Palavra de Deus,? Aprenda os significados desse mês sagrado aqui no blog da SJO.

30 dias especialmente dedicados a Palavra do Senhor

Setembro foi escolhido como mês da palavra de Deus, pois, no dia 30 de setembro, é comemorado o dia de São Jerônimo. O Santo foi um maiores estudiosos e biblistas de todos os tempos, sendo o responsável pela tradução da Bíblia dos escritos originais em hebraico e grego, para o latim, língua utilizada até hoje pela Igreja.
Desde 1947, nós, brasileiros, comemoramos o Dia da Bíblia no último domingo de setembro, mas foi a partir da década de 70 que a data se oficializou, em homenagem também a São Jerônimo.
Setembro nos convida a estudar o maior fruto da comunicação de Deus com o homem. “Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho”, Salmo 119:105. Então, devemos louvar, amar e aprender com as histórias do Povo de Deus, escrita por homens que tiveram o dom de interpretar a realidade da época e compreender o projeto maior, feito do amor que o Criador tem por nós.

Como comemorar o mês da Bíblia?

O mês da Bíblia serve para nos ajudar a interpretar os segredos do sagrado. Não só através das leituras feitas na liturgia da Santa Missa, mas também durante os nossos estudos pessoais, feitos em casas ou nos grupos de oração.
Deus presenteou os biblistas com o dom de interpretar a realidade e transformar em verbo, mas ele continua nos presenteando com lições e ensinamentos muito atuais, datados a mais de dois milênios.
A Bíblia é um livro sagrado, traduzido em praticamente todas as línguas, escrito a várias mãos, que encanta e doutrina o mundo até hoje. Então, ele deve ser tratado como tal, venerado, respeitado, lido, estudado e amado.

Leia Também   A celebração do batismo na Igreja Católica

Como estudar a Bíblia?

Nós preparamos algumas dicas práticas para você começar os seus estudos e viver os ensinamentos católicos.
1 – Inicie os seus estudos com uma oração ao Espírito Santo, pedindo o dom do entendimento da Palavra;
2 – Comece por livros mais fáceis, como os Atos dos Apóstolos;
3 – Não foque em quantidade, leia e medite um texto por dia;
4 – Descubra por quem e para quem foi escrito o texto, para entender o contexto histórico e espiritual;
5 – Anote suas dúvidas, consulte o dicionário e destaque os pontos que chamem a sua atenção.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais e leve a palavra do Senhor para os seus amigos.

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque