mês das missões
Curiosidades Religiosas

Por que Outubro é o Mês das Missões?

Todo mês de outubro entra em pauta um momento fundamental da Igreja Católica: a missão. Nesse período, há a reflexão mais acentuada do anúncio de Jesus à humanidade. Isso porque antes de voltar para o céu, Jesus disse aos seus apóstolos: “Ide a todos os povos, a todas as nações, ensine o evangelho a todos”. (Matheus 29)

Mas, você sabe por que outubro foi escolhido como o mês das missões? Veja a seguir!

Santa Teresinha do Menino Jesus

O mês das missões é de profunda reflexão porque veio para lembrar a cada fiel que é missão de todo batizador ser também evangelizador. Tanto que outubro começa com a memória litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus, que é a Padroeira das Missões.

Santa Terezinha, dedicou sua missão e vocação à evangelização das almas e salvação dos pecadores. Durante a Festa da Santíssima Trindade, em 1895, ofereceu-se ao Pai Eterno para sofrer pelos pecadores.

No Carmelo, Santa Teresinha rezava veemente pelos missionários. Mesmo sem nunca ter saído do Carmelo, ela expressava sua vontade de ser missionária. Por isso, em dezembro de 1927, foi proclamada a Padroeira dos Missionários.   

Importância dos mês das missões para a Igreja Católica

Celebrado em 23 de outubro, o Dia Mundial das Missões tem como principal objetivo mostrar aos católicos a importância da atividade missionária da Igreja. Tanto para evangelizar quanto para atuar na relação de ajuda humana.

Contudo, é importante destacar que todos os fiéis, por força da vocação batismal, são chamados para renovar a ação missionária não só em outubro, que é oficialmente o mês das missões, mas também em novembro, dezembro, janeiro… Ou seja, em todos os meses do ano, de maneira que todos os católicos fiéis assumam a vocação missionária e, consequentemente, transportem Jesus de seus corações para levá-lo aos corações dos outros.

Então, o que demanda de cada temente a Deus é a entrega confiante de que apenas os trabalhos da messe (colheita) são iniciados, mas quem o concluirá é o Espírito Santo de Deus, que sopra por horizontes infinitos, fazendo com que todos confiem no auxílio divino.

O mês das missões serve para lembrar que todos os católicos e todos os batizados trazem em si um grande chamado: uma vocação. Portanto, são convidados a anunciar o Evangelho a todos os que Jesus colocar em suas vidas.

Gostou de saber mais sobre o mês das missões? Então continue a visita em nosso blog e leia também: “Como rezar o terço da providência”.

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   O significado do batismo na Igreja Católica

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque