Por que chamamos Virgem Maria de Nossa Senhora
Santos Católicos

Por Que Chamamos a Virgem Maria de Nossa Senhora?

A Virgem Maria é comumente chamada de Nossa Senhora entre os fiéis, mas nem todos entendem o porquê a Virgem sempre recebeu este título. Para entender melhor essa nomeação, é preciso retornar a um passado bem distante na Bíblia, quando os donos de escravos eram chamados de Senhores e suas esposas de Senhoras.

Apesar de não ter ligação direta com o nome dado à Virgem Maria, ela mesma se intitulou como escrava de Deus, assim como todo o povo católico que é temente e segue os ensinamentos do Senhor.

A Virgem Maria sempre foi chamada de Nossa Senhora

Na descendência da casa de Davi, o título de Senhora aparece sempre ao lado dos Reis. A Rainha Mãe, de figura maternal que protege seus filhos em quase todas as Escrituras do Antigo Testamento.

Paulo disse em Filipenses 2:11 que Jesus é o Senhor, Rei de todos os Reis e que, portanto, a Virgem Maria é também Rainha. Com isso, a igreja decidiu que ela deveria também ser chamada de Senhora, já que os servos de Jesus são também os servos da Rainha.

A Virgem Maria também é chamada de Rainha dos Santos, Rainha dos Mártires, Rainha das Virgens, Rainha dos Profetas, Rainha dos Anjos e Rainha dos Confessores, o que demonstra que ela é Senhora de todo o reino.

O Espelho de Deus

São Tomás de Aquino afirma que a Virgem Maria, diferente de todos os outros santos, é um exemplo de todas as virtudes que encontramos em Deus, o que a fez também ser a escolhida do Criador. Santo Antônio e São Bernardo também afirmam que a Santíssima Virgem tem uma perfeição consuma e por isso é Nossa Senhora.

Sabemos que devemos ser escravos de Cristo por meio da Virgem Maria e entendemos que ela está mais próxima de nós do que o Criador e mais próxima de Deus e Jesus do que qualquer outra pessoa. A bondade e humildade da Mãe Divina foram também essenciais para que ela recebesse de nós, todos os seus súditos, o título de Nossa Senhora.

No livro dos Cânticos de Deus diz que “há um sem número de virgens, mas uma só é a minha pomba, a minha eleita”. A Virgem Maria é cheia do Espírito Santo e, por isso, Mãe de todos, Nossa Senhora.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário no blog e nos ajude a espalhar ainda mais a palavra de Deus.

 

Leia Também   Os santos juninos da Igreja Católica

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque