Santos Católicos

Os simbolismos de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida tornou-se padroeira do país após ter sido pescada no rio. Inspira devoção mesmo depois de séculos. Você sabia que a imagem está carregada de significados? No post de hoje, vamos falar sobre os simbolismos de Nossa Senhora Aparecida. Confira a seguir!

Serpente sob os pés de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida traz sob os pés a imagem de uma serpente. No livro de Gênesis, está escrito que Maria, por ter gerado Jesus Cristo e por ter sido concebida sem pecado, esmagou a cabeça da serpente. Desde então, começou a vitória sobre o demônio, e foi concluída pela morte e ressurreição de Jesus.

Meia lua sob os pés de Nossa Senhora Aparecida

A meia lua sob os pés da Santa possui dois significados:

-A lua não tem luz própria e reflete a luz do Sol. O simbolismo diz que o sol é Jesus Cristo. Portanto, a lua sob os pés de Maria significa que sua luz vem de Jesus.
-A lua brilha na escuridão. A escuridão seria a humanidade pecadora, e a lua seria a luz, a purificação. Portanto, Maria brilha como a lua, reflete a luz de Jesus e é fonte de vida, luz e calor.

Os Anjos e as nuvens nos pés de Nossa Senhora Aparecida

Os dois elementos sob os pés da Santa significam que Virgem Maria está no céu e intercede por nós.

As mãos de Nossa Senhora Aparecida

As mãos de Nossa Senhora estão unidas em formato de oração na altura do coração. Simboliza que a oração deve ser sincera, deve vir do coração.

O manto de Nossa Senhora Aparecida

O manto que cobre a imagem de Nossa Senhora foi um presente da Princesa Isabel, em 1888, quando visitou o santuário. Ele é repleto de significados. Comecemos pela cor: O azul simboliza o céu; os bordados dourados estão simbolizando a realeza e lembram também que Nossa Senhora é Rainha do Céu e da Terra; já a bandeira do Brasil bordada no manto significa que a Santa é a Padroeira do País; a bandeira bordada do Vaticano simboliza que Maria é também Mãe da Igreja; as duas bandeiras juntas simbolizam que o Brasil é um país católico regido pela proteção de Nossa Senhora Aparecida.

Leia Também   O que é a Assunção da Virgem Maria?

A coroa de Nossa Senhora Aparecida

A coroa também foi um presente da Princesa Isabel, no mesmo dia que presenteou com o manto. A coroa é para lembrar sobre o Quinto Mistério Glorioso que são rezados no terço.
Gostou de saber mais sobre os simbolismos de Nossa Senhora Aparecida? Continue acompanhando o blog SJO e aproveite também para baixar o nosso e-Book gratuito sobre as principais festas celebradas na Igreja Católica

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque