Santos Católicos

Os santos juninos da Igreja Católica

Não há como lembrar do mês de junho sem associá-lo às deliciosas festas juninas. Aliás, tem muita gente que aguarda ansiosamente por essa época do ano para poder aproveitar as quermesses com comidas típicas, muita dança e bebidas quentes para esquentar os dias frios do final do outono. Todas essas tradições são uma mistura de alguns costumes pagãos com as celebrações cristãs em homenagem aos santos comemorativos do mês: Santo Antônio, São João e São Pedro. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que além deles existem outros santos juninos da Igreja Católica. Quer saber quais são eles? Confira a seguir e conheça um pouco da história de cada um.

São José de Anchieta

Conhecido como o Apóstolo do Brasil, São José de Anchieta foi canonizado recentemente pelo Papa Francisco, em 2014, depois de um processo que durou mais de quatro séculos. Apesar de ter nascido nas Ilhas Canárias, em 1534, Padre Anchieta é muito reverenciado pelos católicos brasileiros por ser um dos responsáveis pela disseminação do cristianismo em nosso país.

São José de Anchieta ficou conhecido como um grande taumaturgo, por conta dos inúmeros relatos de milagres que lhe foram atribuídos. Ele morreu em 9 de junho de 1557, e é nesta data que os fiéis católicos prestam homenagens a ele.

Santo Antônio

Um dos santos mais populares da Igreja Católica, São Antônio recebe as devidas homenagens todo dia 13 de junho, sendo um dos personagens mais lembrados e reverenciados durante as festas juninas.

Apesar de ser conhecido pela grande maioria dos fiéis como o Santo Casamenteiro, Santo Antônio é também o santo das coisas perdidas. Em vida, ele foi um grande intelectual e estudioso da teologia. Era reconhecido por seu dom de falar dos temas mais complexos e ser compreendido até pelos ouvintes mais humildes.

Leia Também   Lembrancinhas para Festa Junina

Santo Antônio morreu em 13 de junho de 1231 e até hoje a data é marcada para as celebrações em homenagem a ele.

São Vito

Dia 15 de Junho é comemorado o Dia de São Vito. Este santo siciliano ganhou popularidade no Brasil graças a grande colônia italiana que se instalou principalmente em São Paulo.

São Vito viveu entre os séculos III e IV e desde muito novo já manifestava dons especiais, capaz de promover a cura para diferentes enfermidades e até de fazer ressurreições. Naquela época, houve uma verdadeira perseguição ao cristianismo e mesmo depois de curar o filho do Imperador Diocleciano, São Vito foi condenado e morto com apenas 15 anos de idade.

A partir da Idade Média, São Vito passou a ser considerado um dos Quatorze Santos Auxiliares, que possuem um poder de intercessão extremamente poderoso para curas específicas.

 

São João Batista

São João é um dos santos mais importantes para a história do cristianismo. Filho de Isabel, irmã de Nossa Senhora, João Batista era primo de Jesus e foi o percursor do Messias, sendo também o responsável pelo Batismo do Filho de Deus. Ele pregava aos gentios a respeito daquele que viria e iria estabelecer o Reino dos Céus.

São João Batista foi preso na Pereia. Segundo a história, Salomé, sobrinha do Rei Herodes, pediu a cabeça de João Batista em uma bandeja para o tio, uma vez que ele acusava sua mãe de adúltera. São João foi por morto no mês 6 do ano de 26 d.C e, por isso, o seu dia é celebrado em 24 de Junho.

 

São Pedro e São Paulo

No dia 29 de Junho a comemoração é dupla. Esse é o dia reservado para homenagear São Pedro e São Paulo, que estão entre os principais líderes da Igreja Católica, por terem sido apóstolos de Jesus e grandes missionários do cristianismo.

Leia Também   A Importância dos Santos Para Nossas Vidas

São Pedro foi condenado à morte pelo Imperador Nero, sob a acusação de ser cúmplice do incêndio na cidade de Roma. No momento da sua execução, Pedro pediu que fosse crucificado de cabeça para baixo, pois não se considerava digno de morrer como Jesus. Assim como Pedro, São Paulo também foi crucificado, mas não de ponta cabeça, durante o governo do Imperador Nero.

 

Quer saber mais sobre os santos juninos da Igreja católica? É só acompanhar o blog da SJO!

Aproveite também para baixar o nosso e-Book gratuito sobre as principais festas celebradas na Igreja Católica

 

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque