Datas Religiosas

Os costumes do Fiel Católico no Natal

O Natal é uma das datas mais importantes para o Fiel Católico. Ele marca a chegada do Salvador, Jesus Cristo, ao plano terrestre. Os significados do Natal são lindos, mas muitos Católicos comemoram a data fora da Igreja, trocando presentes e viajando. Com isso, acabam esquecendo de viver a data como cristãos e participar do Rito de Natal.

Os costumes do Fiel Católico no Natal começam com O Advento

O rito natalino do Fiel Católico começa 4 semanas antes da chegada de Jesus, com o início do Advento, que abre as portas do Ano Litúrgico para os cristãos. Os fiéis devem utilizar esse tempo para se arrepender de todos os pecados, além de propagar paz e fraternidade.
Nas Igrejas temos a presença do roxo, que simboliza a preparação dos nossos corações para a chegada do Menino Jesus. Mas no Terceiro Domingo do Advento o roxo é substituído por rosa, representando a nossa alegria com a chegada do Senhor.
As famílias devem realizar a Novena de Natal, que une, fortalece e prepara o Fiel Católico no Natal.

Montagem do Presépio

O início do Advento também marca a preparação do Presépio. Ele é uma invenção de São Francisco de Assis e simbolizada a Vida. É importante não sofisticar o presépio com luzes e enfeites, e a montagem deve ser feita aos poucos.
Um ponto importante é envolver as crianças, para que elas aprendam o verdadeiro sentido do Natal. Além disso, a imagem do Menino Jesus deve ser colocada no presépio bem próximo do Natal, perto da Missa do Galo.

Missa do Galo

O ponto central de todas as celebrações natalinas é a Missa do Galo. Ela acontece na passagem do dia 24 para o dia 25, representando o nascimento de Jesus.
“Um menino nasceu, um filho nos deu, e o poder está sobre seus ombros. Ele será chamado de: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz” IS 9:5.

Leia Também   Dicas para a celebração do batizado

A Santa Missa tem esse nome pois, segundo uma lenda, a meia noite do dia 24 um galo teria cantado com alegria para anunciar a chegada do Messias, nosso Senhor.

O encerramento do Natal e seus costumes

No dia 25 é realizada outra Missa em solenidade ao Senhor, e o rito se encerra com a Oitava de Natal no dia 1º de janeiro, em que é celebrada uma festa para Maria Mãe de Deus.
No Dia de Reis, 6 de janeiro, é feita a desmontagem do Presépio. Nesse dia os 3 magos encontraram Jesus e ele foi revelado para todas as nações. Encerrando o tempo do Natal, com o início do tempo comum para a Igreja.
Garanta antecipadamente um lindo presépio para o seu Natal e leve a Sagrada Família para perto de você. Compartilhe o amor do Natal e divulgue nosso texto em suas redes sociais.

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque