Curiosidades Religiosas

Os 7 dons do Espírito Santo

 

Você já ouviu falar sobre os 7 dons do Espírito Santo? Eles são como graças de Deus que que nos são oferecidas principalmente durante o sacramento da Crisma. É por meio desses dons que os cristãos recebem e confirmação da benção batismal e, por isso, reafirmam sua fé, já na idade da razão. Quer saber mais? Confira aqui quais são os 7 dons do Espírito Santo e o que diz cada um deles.

1. Sabedoria

O dom da sabedoria está relacionado à percepção do que beneficia ou contraria o projeto Divino. É ele que nos permite compreender, experimentar e realizar as graças de Deus e, a partir disso tudo, saber o que é mais importante na nossa vida.

2. Entendimento

O entendimento nada mais é do que a inteligência que nos permite entender de maneira intuitiva a presença de Deus em todos nós. Devemos aceitar as verdades reveladas por Ele e conseguir compreender os sentimentos e as ações que estão no coração de outras pessoas.

3. Conselho

O dom do conselho nos ajuda a tomar as melhores decisões. É ter o completo discernimento e as atitudes mais corretas, mesmo diante das situações mais adversas.
Devemos cumprir a vontade de Deus e auxiliar nossos irmãos, de maneira pura e sincera, sempre repassando os ensinamentos sagrados e oferecendo o amor ao próximo.

4. Fortaleza

A fortaleza é a virtude divina oferecida para que possamos ter a coragem necessária para superar todas as tentações maliciosas e nos mantermos íntegros, dentro da vontade de Deus. Quem receber essa graça não sentirá medo ou receio diante de qualquer ameaça ou perseguição.

5. Ciência

O dom da ciência não está relacionado às sabedorias sobre o mundo, mas à revelação interiorizada do pensamento de Deus sobre nós. Ele é responsável por nos tornar mais inteligentes e encontrar as verdades onde as ciências humanas não alcançam.

Leia Também   Anjos, Arcanjos, Querubim e Serafim: os seres da esfera espiritual

6. Piedade

É por meio do dom da piedade que conseguiremos agir da mesma maneira que o Nosso Senhor Jesus Cristo agiria. Está relacionada também com os gestos de misericórdia e compaixão que temos que ter com os nossos próximos.

7. Temor de Deus

Por fim, o temor de Deus é aquele que nos faz entender a necessidade de mantermos o devido respeito e submissão ao Senhor. Porém, não devemos confundir temor com medo; na verdade ele está mais relacionado à adoração e à valorização da presença de Deus perante nós.

 

Ficou com alguma dúvida sobre os 7 dons do espírito santo? Deixe suas perguntas e sugestões aqui nos comentários e nos ajude a trazer novas pautas interessantes para você!

 

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque