Santos Católicos

O Significado das Cores Litúrgicas Católicas

Com certeza você já reparou que, no decorrer do Ano Litúrgico, todas as Santas Missas ganham cores e ritos diferentes. Todas as cores litúrgicas católicas possuem belos significados e nos fazem vivenciar o momento litúrgico dentro da Igreja. E hoje, você aprenderá o significado de cada cor.

Branco

A cor branca é uma das mais festivas da Igreja, utilizada nas Festas do Senhor, exceto na Paixão de Cristo. É muito comum você ver o branco em casamentos, batizados, Natal, além das festas dos Santos Anjos, festas em memória de Nossa Senhora, Festas de São João Evangelista, entre muitas outras.
A cor litúrgica branca simboliza para nós a paz, a luz, a pureza, a inocência, a alegria e a glória eterna!

Vermelho

A cor vermelha tem um dos significados mais belos da Igreja. Essa cor é utilizada na Sexta-feira Santa, no Domingo de Pentecostes, na Paixão de Cristo e nas festas dos Apóstolos Evangelistas (exceto o citado acima, São João Evangelista).

O vermelho simboliza o fogo do amor, da caridade, do Espírito Santo e do amor supremo na morte de Jesus Cristo.

Verde

O verde, que simboliza a nossa esperança em Deus, é a cor mais comum do Ano Litúrgico Católico, sendo usado nos domingos do Tempo Comum e também nos dias de semana.

A cor verde está presente em toda a natureza, criação de Deus, simbolizando nossa esperança na vida eterna.

Roxo

O roxo é usado nos tempos do Advento e da Quaresma, porém, não significa penitência. Ele está relacionado com a purificação através da verdade e justiça, preparando os caminhos do Senhor.

Preto

Pouco usado atualmente, o preto significa luto, dor e tristeza. A cor pode ser utilizada onde for tradição e nas Missas em homenagem aos mortos. Porém, no Brasil, as celebrações aos entes queridos tiveram a cor substituída pelo roxo. O branco também pode ser utilizado nessas ocasiões, representando a ressurreição e a vida eterna.

Leia Também   O que é a Transfiguração do Senhor

Rosa

O uso da cor rosa é raro e simboliza a alegria. Ela é presente na Santa Igreja durante o terceiro domingo do Advento e no quarto domingo da Quaresma.

Cores Litúrgicas Festivas: Azul, Dourado e Prateado

O IGMR (Instrução Geral do Missal Romano) permite que em dias de solenidades muito nobres, haja a adoção de outras cores, como o Azul, utilizado em cerimônias da Santa Virgem Maria, além do Dourado e o Prateado (que podem substituir todas as outras cores, menos o preto).

Entendeu as cores litúrgicas, seus usos e significados? Gostou do nosso artigo? Compartilhe amor e sua fé através do nosso texto em sua rede social.

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque