Casamento Religioso

O ritual da cerimônia religiosa no casamento católico

O casamento é, indiscutivelmente, um dos sacramentos mais belos e importantes da Igreja Católica. Pois, não tem nada mais bonito do que quando duas pessoas que se amam decidem afirmar perante Deus o seu compromisso de respeito e amor eterno.

Ainda que o objetivo da celebração religiosa seja o de abençoar a nova família que está se formando, é necessário que se siga um tipo de roteiro para que se cumpra este sacramento. E se você tem curiosidade, confira aqui quais são todos os passos do ritual da cerimônia religiosa no casamento católico e entenda a importância dele.

O cortejo de entrada do casamento católico

O cortejo de entrada é o sinal de que a cerimônia está prestes a começar. Os primeiros a entrar na igreja são os padrinhos, em seguida vem o pai do noivo com a mãe da noiva, o noivo com a sua mãe, as daminhas e pajens e, por último, a noiva com o seu pai. A entrada de todos deve ser calma, mas não muito lenta, para que sejam devidamente prestigiados.

É preciso ressaltar que não existe um número mínimo ou máximo de padrinhos no altar, mas nessa hora pesa o bom senso de optar por uma quantidade que caiba confortavelmente no altar.

A cerimônia religiosa

Com todos os padrinhos, pais, crianças e noivos devidamente posicionados, é dado início à cerimônia religiosa. Inicialmente, o sacerdote faz uma saudação, que reforça o motivo pelo qual todos estão ali presentes.

Logo após, começa a liturgia da palavra, em que são feitas três leituras distintas, sendo que a primeira deve pertencer ao Antigo Testamento e uma delas deve fazer menção ao matrimônio. Caso o casamento seja realizado do tempo pascal, será lido o Apocalipse.

Leia Também   O Que Dar De Lembrancinha de Noivado?

Depois da homilia, começa o rito do matrimônio, em que o sacerdote dialogará com os noivos antes do consentimento. Com a confirmação da verdadeira intenção do homem e da mulher, o padre confirma o sacramento.

Por fim, é feita a entrega e a benção das alianças e, em seguida, a oração universal dos fiéis. Há a liturgia eucarística, a benção nupcial, a comunhão e o encerramento da celebração.

O cortejo de saída

Ao termino da cerimônia religiosa, os noivos cumprimentam os casais de padrinhos, seus pais e as crianças e são os primeiros a deixarem o altar. Logo em seguida saem as damas e pajens, os pais e as madrinhas e padrinhos.

Depois, é só jogar o arroz e partir para a festa!

Se você tem mais dúvidas sobre o ritual da cerimônia, é importante ler o nosso artigo falando do curso preparatório de noivos e se planejar também para esta etapa!

Gostou do artigo? Então, compartilhe com seus amigos e aproveite para conhecer a nossa coleção de lembrancinhas religiosas para casamento, que vão deixar o grande dia ainda mais especial!

 

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque