Aprenda o que significa Círio de Nazaré
Datas Religiosas

O Que Significa Círio de Nazaré e Qual Sua Origem?

Recentemente apresentamos para você o calendário litúrgico da Igreja Católica. Dentro dele existem várias datas festivas, como a festa em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Aprenda o que significa Círio de Nazaré, sua bela origem e os seus significados.

Afinal, o que significa Círio de Nazaré?

O Círio de Nazaré é uma das manifestações populares católicas mais lindas do mundo. Trata-se de uma festa em homenagem à devoção de Nossa Senhora de Nazaré, que é celebrada há mais de duzentos e vinte anos.

Sua origem é portuguesa e a palavra círio vem do latim cereus, que significa cera. Por qual motivo? A festa é marcada por uma procissão belíssima em homenagem a Santa, sendo que, no início das comemorações na Europa, tudo era feito durante a noite, e a cera das velas se tornou uma imagem característica e deu nome à festa.

Em terras portuguesas a festa é celebrada todo dia 8 de setembro, contudo, desde o ano de 1793, na cidade de Belém do Pará, aqui no Brasil, a festa é celebrada no segundo domingo de outubro.

Os poderes da devoção

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré carrega nos braços o menino Jesus. Sendo que nossa devoção é em homenagem ao tempo que a sagrada família esteve em Nazaré, onde a Mãe de Jesus educou e cuidou do nosso Salvador.

Na Europa, a imagem original da Santa foi trazida de Nazaré, Israel, no ano de 361, e segundo contavam os irmãos do mosteiro ela teria sido esculpida pelas mãos do próprio São José.

No Brasil, ela foi encontrada no ano de 1700, às beiras de um igarapé, onde atualmente encontra-se erguida a bela Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, no estado do Pará.

Mas foi somente no ano de 1792 que o Vaticano autorizou a realização da procissão no Brasil, o chamado Círio de Nazaré. E o primeiro evento em homenagem a Santa ocorreu no dia 8 de setembro de 1793.

Atual festa do Círio de Nazaré

Desde então, a festa evoluiu muito e vários milagres são atribuídos a Santa. Prova viva disso são os mais de 2 milhões de fiéis que todos os anos vão homenagear Nossa Senhora de Nazaré no estado do Pará.

As homenagens são muitas, seja por meio do Círio Tradicional, da romaria fluvial, rodoviária, de moto, das crianças, dos jovens… Não importa, a fé é a mesma e pode mover montanhas!

Gostou de descobrir o que significa Círio de Nazaré e sua bela origem? Aqui na SJO você encontra artigos para presentear e tornar o seu Círio de Nazaré ainda mais especial, como os nossos belos chaveiros. Além disso, você pode conhecer muito mais sobre o calendário litúrgico acompanhando nossos artigos aqui no Blog. Até a próxima!

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   5 coisas que você ainda não sabia sobre a festa de Corpus Christi

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque