Clique aqui e descubra o que é santidade
Curiosidades Religiosas

O Que É Santidade?

No decorrer de nossas vidas cristãs buscamos sempre a devoção em Deus, Jesus e nos Santos. Mas realmente conhecemos o conceito de santidade? Buscamos viver uma vida em plena comunhão com o Senhor por meio dela? Conheça hoje, de forma definitiva, o que é a Santidade.

Conceito de Santidade

A palavra Santidade é um substantivo usado para a qualidade ou virtude de um Santo. Além disso, o termo representa o estado de santificação, com virtudes e purezas em relação a fé. A etimologia da palavra vem do hebraico kadosh, usado para identificar algo ou indivíduo sagrado perante o povo.

Muito além das façanhas sagradas em nome de Deus, como as do Santo Guerreiro São Jorge ou a bravura de São Miguel Arcanjo, o conceito de Santidade representa a simples forma de amar, viver e descobrir a presença de Deus em todos os atos de nossa existência, em busca da glória do Senhor e nunca por algum proveito pessoal.

Entre os homens, vemos padres, freiras, bispos e arcebispos que renunciam coisas mundanas para viver uma vida em plena santidade, sendo que o representante máximo da santidade na Terra é o Papa, continuador direto da obra de Pedro em nome de Deus.

Devemos viver uma vida de Santidade

Já dizia o ditado: um bom filho a casa torna, não é? Deus nos presenteou com o dom da vida, além do livre arbítrio, para que possamos viver da nossa maneira o seu amor, sempre em busca do Reino dos Céus.

Não devemos encarar alegrias e adversidades como fatos mundanos, tudo o que se passa conosco deve ser assimilado pelo ponto de vista de Deus, deixando de lado o ego, vontades, tentações, vaidades, etc.

Somente assim estaremos em plena comunhão com Deus, vivendo todos os nossos atos em seu nome, entendendo que tudo é um plano perfeito e, no momento certo, nossa comunhão e vida dedicada a Ele será abençoada.

A santidade não é um privilégio para poucos que provaram o seu valor perante aos céus, e sim uma obrigação para os cristãos, desde o momento do batismo, onde o Espírito Santo nos santifica e purifica nossa vida.

A busca pela vida santa está escrita na Bíblia

Em Pedro, a Bíblia nos ensina: “Pois está na Escritura: Sede santos, porque eu sou santo”. Isso reforça a tese de que uma vida santa é possível, além de ser um dever do homem perante ao Senhor.

Deus enviou a terra o seu próprio filho, Jesus Cristo, para provar a possibilidade dessa missão para nós, além disso, Jesus deixou na Terra a Igreja, para nos auxiliar na busca pela Santidade.

Recentemente, o Papa Francisco exemplificou muito bem a santidade: é um caminho na presença de Deus, que requer quatro elementos básicos: coragem, esperança, graça e conversão.

Entendeu o significado pleno do que é santidade? Compartilhe esse artigo com os seus amigos e professe sua fé para todos!

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   A história e o significado da Cruz Cristã

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque