Curiosidades Religiosas

O que é o tratado da verdadeira devoção a Nossa Senhora?

O Tratado da Verdadeira Devoção a Nossa Senhora é uma das principais obras de espiritualidade em Mariana. Escrito por São Luís Maria Grignion de Montfort, por volta de 1712, este livro fala sobre a devoção à Santíssima Virgem Maria e a necessidade que nós, cristãos, temos de nos entregar inteiramente à Nossa Senhora, por isso é considerado um dos mais importantes e está entre os mais belos livros escritos sobre o assunto.

Apesar de ser uma obra literária consideravelmente simples, ela foi de extrema importância para muitos cristão do século XVIII, e tinha o objetivo de ensinar e propagar a verdadeira religião e o significado da Virgem Maria para os fiéis.

Se você ainda não conhece esse livro, veja aqui o que é o Tratado da Verdadeira Devoção a Nossa Senhora e compreenda o verdadeiro sentido da fé propagado por São Luís Maria Grignion de Montfort!

A importância do tratado da verdadeira devoção

O Tratado da Verdadeira Devoção a Nossa Senhora é uma das obras missionárias e da teologia mariana de maior importância para a Igreja Católica. Quando escreveu o tratado da devoção à Santíssima Virgem Maria, São Luís de Montfort falava da consagração à Mãe de Jesus, e reforçava que não devemos apenas oferecer tudo o que temos á Ela, mas também devemos renunciar em Seu favor e em Suas mãos.

Esta obra tinha como finalidade fazer a história e santidade de Nossa Senhora ser verdadeiramente conhecida, para que viesse o reino de Cristo. Afinal, foi por intermédio da Virgem Maria que o Filho de Deus veio a nós e somente quando reconhecermos a importância de nossa Mãe, Ele poderá voltar a reinar!

Apesar da sua simplicidade e tamanho relativamente pequeno, para um assunto de extrema importância, o Tratado serviu de grande ajuda para cristãos em tempos difíceis e é, até hoje, vias de santificação para muitos homens e mulheres.

Leia Também   Quem Participa do Conselho Paroquial Pastoral?

Quem foi São Luís Maria Grignion de Montfort?

São Luís Maria Grignion, autor do tratado da Verdadeira Devoção a Nossa Senhora, nasceu em 1673, em uma pequena aldeia chamada Montfort-sur-Meu. Ele foi ordenado sacerdote em 1700 e o seu anseio pela pregação de proteção à Nossa Senhora fez com que ele se tornasse um grande missionário, chegando a formar a Companhia de Maria. Ele tinha como hábito em suas missões instituir a prática da oração do rosário, para converter e mudar a vida e as crenças dos povoados por onde passava.

Além do Tratado da Verdadeira Devoção a Nossa Senhora, São Luís de Montfort também escreveu O Segredo de Maria e o Segredo de Rosário, todos dedicados à Virgem. Suas obras demonstravam grande erudição, mas eram obras de um missionário e tinham o objetivo de ensinar os fiéis e direcioná-los para a prática séria da religião.

São Luís de Montfort morreu em 1716, com apenas 43 anos, após muitos anos de perseguição e depois de ser dominado por uma grave doença. Somente em 1888 ele foi beatificado e sua canonização aconteceu em 1946.

 

Gostou do post? Deixe seu comentário, continue acompanhando o blog do SJO e, se você é devoto de Nossa Senhora, confira alguns dos mais belos artigos religiosos em nosso site!

Aproveite também para baixar o nosso e-Book gratuito sobre as principais festas celebradas na Igreja Católica

 

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   Saiba Tudo Sobre a Novena das Mãos Ensanguentadas de Jesus

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque