Santos Católicos

O que é a Assunção da Virgem Maria?

Desde os primórdios do catolicismo, já existia a solenidade da Assunção da Virgem Maria. Inicialmente, era celebrada como a Dormição de Nossa Senhora. A festa foi oficializada para os católicos orientais no século VII. No mesmo século, a festa da Dormição foi introduzida também em Roma. Porém, foi preciso transcorrer mais um século para que o nome “dormição” fosse substituído por “assunção”, que é usado até os dias atuais. Explicaremos aqui o que é a Assunção da Virgem Maria e sua importância para o catolicismo.

 Entenda o que é a Assunção da Virgem Maria

A Assunção da Virgem é a doutrina que ensina que depois da morte da mãe de Jesus, Maria foi ressuscitada, glorificada e levada ao céu. Etimologicamente, “assunção” vem da palavra latina que significa “levantar”. A Assunção da Virgem Maria é ensinada na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa Oriental.

 Início da Assunção da Virgem Maria

O início da doutrina da Assunção da Virgem foi no Império Bizantino, em meados do século VI. Anualmente, havia um banquete em homenagem a Maria. Esse banquete cresceu e tornou-se uma comemoração da Morte de Maria, ganhando o nome de “Banquete da Dormição”. A prática espalhou-se para o Oriente, e a ressurreição e glorificação do corpo de Maria foi cada vez mais enfatizada. Em 1950, A Assunção de Maria transformou-se em dogma oficial da Igreja Católica, com o Papa Pio XII.

 Elementos do dogma da Assunção de Virgem Maria

A glorificação do corpo de Maria é o principal elemento do dogma da Assunção. A festa é uma das mais comemoradas pelos católicos, isso porque a Igreja atinge a plenitude do triunfo final, bem como a vitória do bem sobre a morte e o mal. Nossa Senhora, depois da Assunção, participa com Sua intercessão e oração sobre seu Filho. Com maternal benevolência ela é a mediadora de todas as graças.

Leia Também   Os simbolismos de Nossa Senhora Aparecida

 Comemoração do dia da Assunção de Nossa Senhora

O dia da Assunção é comemorado anualmente em 15 de agosto. De acordo com relatos bíblicos, Maria teria morrido enquanto dormia no dia 15 de agosto 43 D.C. Acordou quando estava sendo levada para o céu pelos anjos de Deus.

Na cidade Fortaleza e na cidade de Belo Horizonte, o dia da Assunção da Virgem Maria é feriado municipal.

A Igreja Católica ensina que a Assunção de Maria pode ser considerada como um presente divino e um exemplo brilhante para a raça humana.

Você gostou de conhecer um pouco mais sobre o que é a Assunção de Virgem Maria? Deixe seu comentário aqui no Blog e compartilhe esse post com os seus amigos!

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque