Casamento Religioso / Material Religioso

O Cheklist do Casamento Religioso

Quando um casal decide unir-se perante a Deus e assumir um compromisso de amor eterno, é um momento de muitas alegrias e, ao mesmo tempo, de muita expectativa. Nessas horas, é normal que haja um misto de felicidade e ansiedade que tomam conta dos noivinhos, noivinhas e toda família envolvida.

Por se tratar de uma decisão tão importante e singular, o mais indicado é que tudo comece a ser planejado com o máximo de antecedência possível para que aconteça tudo dentro do previsto, sem nenhum tipo de transtorno. E, para te ajudar nessa fase tão importante, nós preparamos aqui o checklist do casamento religioso para você se organizar melhor e curtir cada detalhe dessa preparação tão magnífica!

Os primeiros passos – 12 a 10 meses antes

O ideal para os casais que querem organizar um casamento religioso na igreja católica é começar a planejar a cerimônia e a festa com pelo menos um ano de antecedência. Dessa forma, não há risco de sobrecarregar o casal e nem acumular tarefas para os meses mais próximos da celebração.

Neste primeiro momento, você pode concentrar o seu planejamento em:

1. Definir a data

Pode parecer até muito óbvio, mas a escolha da data tem que ser muito bem pensada e definida o quanto antes, pois ela é que irá orientar todas as outras decisões e escolhas.

2. Fazer a lista de convidados

Outro ponto determinante para o planejamento de diversos detalhes do seu casamento é o número de convidados que você pretende chamar. Ter essa quantidade definida é essencial para saber, por exemplo, o tamanho da Igreja, o tamanho do salão, do buffet, a quantidade das lembrancinhas e assim por diante.

3. Escolher a Igreja

Com a data e com o número de convidados devidamente acertados, você já pode procurar a igreja dos seus sonhos e agendar o seu grande dia. Isso deve ser feito o quanto antes, pois algumas igrejas podem ser bem concorridas então, quanto antes você marcar, menos riscos você correrá de perder a data preterida.

Leia Também   Tudo Sobre o Mistério da Santíssima Trindade

Preparando a cerimônia do casamento religioso – 9 a 6 meses antes

Com as primeiras etapas definidas, chegou a hora de acertar alguns detalhes mais específicos para a cerimônia:

4. A escolha do Vestido

 Sim, noivinhas! Esse é o momento ideal para dedicar alguns dias para a escolha do vestido ideal. Pode até parecer muito cedo, mas como existe todo um processo de confecção, decisão e ajustes, é melhor não demorar para decidir.

5. Escolha do traje do noivo

Não podemos esquecer do terno do noivo! Mas, diferente das noivas, ele pode ser decidido com 6 meses de antecedência, já que geralmente se tratam de modelos já prontos. Aproveite também para escolher as roupas das daminhas, pajens, florista e madrinhas, se for o caso.

6. Decoração e músicos

Essa é a hora também de começar a pensar sobre como ornar a igreja, o salão e contratar os prestadores de serviço necessários, tais como os músicos ou a banda.

Se precisar de algumas ideias , confira nosso artigo sobre decoração para casamento religioso!

Detalhes Finais – 3 meses a 2 semanas antes

Na reta final, é chegado o momento de cuidar principalmente das questões burocráticas que regem um casamento religioso.

7. Casamento religioso com efeito civil

Se você pretende fazer uma cerimônia única, para o casamento religioso e civil, basta comparecer em um cartório pelo menos 60 dias antes da data prevista, levar duas testemunhas e seus documentos habituais (certidões e RG). É preciso ainda pegar um Requerimento da Igreja para solicitar o pedido da Certidão de Habilitação, que fica pronta em até 20 dias.

Depois do casamento, a igreja concederá o Termo de Religioso com Efeito Civil, que deve ser levado pelos noivos a um cartório para o reconhecimento de firma do celebrante e somente depois disso, encaminhado para o cartório civil em até 90 dias, para obter a Certidão de Casamento oficial.

Leia Também   O ritual da cerimônia religiosa no casamento católico

8. Curso Preparatório para noivos

O curso preparatório é uma etapa obrigatória para quem deseja casar na Igreja católica. Ele tem como intuito orientar a vida conjugal do casal segundo os preceitos cristãos.

Geralmente, o curso dura um fim de semana e, ao final, os noivos recebem um certificado que deve ser entregue na igreja onde será celebrado o matrimônio.

Depois de tudo isso, é só controlar a ansiedade e aproveitar cada segundo de um dos dias mais especiais da sua vida!

Quer saber mais? Aproveite para baixar nosso e-book sobre a preparação para o casamento católico!

 

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque