Conheça o calendário litúrgico da igreja católica
Datas Religiosas

O Calendário Litúrgico da Igreja Católica

Você frequenta a Missa todos os dias? Então já deve ter reparado que as leituras das palavras de Deus não se repetem em no mínimo três anos consecutivos, não é? Mas como isso é possível? Saiba que as escolhas dos temas das missas não são feitas aleatoriamente pelos padres, essa seleção respeita rigorosamente as datas do calendário litúrgico. Portanto conheça mais sobre ele a seguir.

O que é o calendário litúrgico?

O calendário litúrgico da Igreja Católica nasceu para organizar a contemplação da vida e dos ensinamentos de Cristo, cobrindo exatamente o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos. Como por exemplo, os tempos do Advento, Natal, Páscoa, Quaresma, entre outros.

Entenda que o calendário litúrgico rege todo o ano litúrgico, que é segmentado em três tipos diferentes, sendo eles o Ano A, Ano B e Ano C.

Como foi dito anteriormente, as leituras não se repetem em no mínimo três anos e isso se deve pois alternamos a cada ano os ciclos. E em cada ciclo temos leituras próprias.

Esses anos são determinados a partir da soma dos seus algarismos, sendo que o ano múltiplo de 3 sempre será o C. Por exemplo, atualmente estamos no ano C: 2016 = 2+0+1+6= 9 (múltiplo de três) = Ano C.

O Ano A tem como leitura principal o Evangelho de São Mateus, já o Ano B tem como leitura principal o Evangelho de São Marcos e o Ano C tem como leitura principal o Evangelho de São Lucas. Entendeu?

Além disso cada tempo do calendário litúrgico possui uma cor característica, que é adotada pela batina do padre e adereços da Igreja. Por exemplo, no terceiro domingo do Advento é usada a cor rosa, muito rara, que simboliza a alegria da chegada de Jesus Cristo!

Celebrações do Calendário Litúrgico

Assim como as leituras e os ensinamentos de Cristo, o Calendário Litúrgico também rege o período das festas católicas, como por exemplo o Natal.

A preparação para o Natal começa quatro semanas antes da data, com o início do Advento. A partir do dia 25/12, data do Natal, até o domingo do Batismo do Senhor, celebra-se o tempo de Natal, onde devemos refletir o ato de amor supremo de Deus, em busca da nossa Salvação.

Mas não existe apenas o Natal, no calendário litúrgico existem várias outras datas extremamente importantes, e se você quer conhecer cada uma delas baixe o nosso e-book O Calendário Litúrgico da Igreja Católica gratuitamente.

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque