Curiosidades Religiosas

A Igreja Católica na Idade Média

Durante o Império Romano, a religião cristã teve sua origem e, por séculos, se propagou e conquistou gradativamente um número cada vez maior de fiéis. Contudo, foi graças à conversão dos povos germânicos que a Igreja conseguiu se fortalecer e tornou-se a instituição mais poderosa da época.

É preciso dizer que a importância da Igreja Católica na Idade Média não estava atrelada apenas à questão religiosa, mas também no que dizia respeito à política e à cultura. E se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, confira esse nosso artigo!

O crescimento do catolicismo

A Idade Média marcou a supremacia da Igreja Católica. Em um tempo no qual o poder era mensurado pelo número de terras, a Igreja era detentora de quase ? de todo o território europeu. Tanto que até hoje, é possível encontrar na Europa as catedrais construídas nos séculos XII e XIII, que simbolizam a soberania da instituição.

Outro fator que explica tamanho poder é que enquanto a nobreza tinhas os bens dividido por heranças, casamentos etc, as riquezas da Igreja apenas aumentavam, já que ela não pertencia a nenhuma pessoa, mas à Instituição.

Igreja Católica e a criação das universidades

Mesmo diante das lutas, da pobreza e das dificuldades enfrentadas naquela época, pode-se dizer que a Igreja Católica foi a mãe das Universidades durante a Idade Média. Foi por volta do ano de 1100 que começaram a surgir as instituições de ensino superior, ministradas por iniciativas da Igreja.

Uma das primeiras instituições a surgir no mundo ocidental foi a de Bolonha, na Itália, e em seguida a de Sobornne, em Paris. Todas elas tiveram como raiz as escolas monásticas, que eram voltadas principalmente para a formação intelectual dos monges, mas que recebiam também estudantes externos.

Leia Também   Tudo sobre o Ano Santo da Misericórdia

Ainda que existam vários questionamentos sobre as ações tomadas naquela época em nome da religião, é preciso lembrar que não podemos julgar os atos passados com os conceitos atuais de certo e errado.

A única coisa que não temos como negar é que o maior legado da Igreja Católica durante a Idade Média foi a instituição das Universidades e que isso representou, mesmo que a longo prazo, uma grande evolução para toda a sociedade ocidental.

Gostou do artigo? Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, deixe seu comentário aqui no nosso blog e nos ajude a trazer constantemente novos assuntos para debatermos aqui!

 

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque