Santos Católicos

A história de Nossa Senhora Aparecida

Padroeira do Brasil e reverenciada pela Igreja Católica, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a Virgem Santa, mãe de Jesus Cristo. Apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em ascensão. Por isso, no post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a história de Nossa Senhora Aparecida.

Início da História de Nossa Senhora Aparecida

A imagem apareceu em outubro de 1717. Porém, os fatos só foram registrados em 1743, pelo padre João Alves Vilela, e em 1757, pelo padre João de Moraes e Aguiar. Tais registros foram feito nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, região onde a imagem foi encontrada.

Na época das Capitanias Hereditárias, os governantes de São Paulo e Minas de Ouro estavam de passagem pelo Vale do Paraíba, localizado em Guaratinguetá. O povo da localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas para os governantes e chamaram três pescadores para irem até o rio pescar os melhores peixes.

Entretanto, naquela época, o rio ficava escasso. Mas, como os pescadores não podiam negar o pedido, rezaram pela proteção e bênção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar com muitos peixes ao povoado. Fizeram inúmeras tentativas de pesca e não obtiveram resultado em nenhuma. Já frustrados e quase desistindo da missão, os pescadores se surpreendem ao pescar o corpo de uma imagem. Assustados e curiosos, eles lançaram novamente a rede ao rio e pescaram uma cabeça que encaixou perfeitamente ao corpo da imagem. Após isso, tiveram uma pesca tão farta que o barco quase virou com tantos peixes!

Devoção à Nossa Senhora Aparecida

Os pescadores chegaram até o povoado e, eufóricos, mostraram os peixes que conseguiram pescar. A população inteira comemorou e entendeu o fato como uma intervenção divina, um milagre.

Leia Também   A História de Nossa Senhora das Graças

A imagem da Santa ficou na casa de Felipe Pedroso (o pescador) por 15 anos. Era em sua casa que amigos e vizinhos se encontravam para rezar para Nossa Senhora. Muitas graças começaram a acontecer e a história se espalhou para fora do Brasil. Há relatos de que à noite, enquanto rezavam, as pessoas viam luzes apagando e acendendo de forma misteriosa. A partir de então, mais e mais pessoas começaram a rezar aos pés da Santa, e construíram um pequeno oratório em Itaguaçu, que não comportava o número imenso de fieis que iam até lá.

Nossa Senhora Aparecida – Rainha e Padroeira do Brasil

No dia 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI decretou Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil. O dia 12 de outubro foi decretado oficialmente como feriado nacional, dia de devoção à Santa (Lei Federal nº 6.802). A lei também reconhece Maria como a Protetora do Brasil.

Gostou de saber sobre a história de Nossa Senhora Aparecida? Descubra também quais são os milagres atribuídos à Padroeira do Brasil e aproveite para baixar o nosso e-Book gratuito sobre as principais festas celebradas na Igreja Católica

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque