Datas Religiosas

5 coisas que você ainda não sabia sobre a festa de Corpus Christi

Muita gente não sabe, mas o Brasil está entre os sete países do mundo inteiro que mais têm feriados. Não é para menos que quando uma dessas folgas se aproxima no calendário, logo começamos a fazer planos de como aproveitar o tão merecido descanso.

Mas, em meio a toda essa empolgação e as preocupações banais, muitas vezes esquecemos que alguns desses feriados são derivados de celebrações religiosas e têm um grande significado para a fé cristã, como é o caso do dia de Corpus Christi. Pensando nisso, separamos aqui as 5 coisas que você ainda não sabia sobre a festa de Corpus Christi e por que essa data é tão especial para nós, discípulos de Cristo. Confira!

1. O significado de Corpus Christi

Pode falar a verdade: o ano mal começa e você já corre na folhinha para saber que dia cai o feriado de Corpus Christi, pensando principalmente nos dias prolongados de folga? Pois, saiba que esta é uma das datas mais importantes para a Igreja Católica. Trata-se da celebração da presença do corpo e sangue de Cristo, também presente no Sacramento da Eucaristia.

O Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, faz menção à última ceia de Jesus com seus apóstolos, que antecedeu a sua morte, quando o Filho de Deus apontou para o pão e disse que aquele era o seu corpo e para o vinho, que era o seu sangue.

2. A origem do Corpus Christi

As primeiras celebrações do Corpus Christi aconteceram no ano de 1243, na cidade de Liège, na Bélgica, antes mesmo de serem oficializadas pela Igreja Católica. E tudo começou por causa de uma freira chamada Juliana de Cornion, que teve visões com Cristo, que lhe pedia que comunicasse ao mundo o seu desejo de que o ministério da Eucaristia fosse celebrado de maneira particular e com destaque dentro da Igreja Católica.

Leia Também   As Principais Datas Religiosas Comemorativas

3. Quem institui o Corpus Christi

Se no começo, o Corpus Christi era festa celebrada apenas na Bélgica, a partir do ano de 1264, o Papa Urbano IV, por meio da Bula Papal, fez com que a data entrasse para o calendário Católico e fosse celebrado por toda a Igreja. Dez anos depois foi criada também a procissão com a hóstia consagrada.

4. O dia de Corpus Christi sempre cai em uma quinta-feira

Pode parecer um detalhe muito óbvio, mas grande parte das pessoas (entre elas, muitos católicos) não sabem que o dia de Corpus Christi sempre cai em uma quinta-feira. Isso porque ele é uma das celebrações móveis do calendário católico, que são calculadas a partir da Páscoa.
Assim, o Corpus Christi sempre é comemorado na quinta-feira após o domingo de Pentecostes que, por sua vez, acontece sempre 50 dias depois da Páscoa.

5. Os tapetes de Corpus Christi

No Brasil, há muitos anos já é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi com tapetes coloridos, formados por desenhos de inspirações religiosas. Aliás, algumas cidades históricas como Pirenópolis (GO), Castelo (ES), Mariana (MG), Jaguariúna (SP), entre outras, são famosas pela montagem desses tapetes que acontece todos os anos, sem exceção.

Contudo, essa tradição foi herdada, na verdade, dos portugueses e chegou ao Brasil junto com os colonizadores. Há séculos, os povos lusitanos já utilizavam materiais como serragem colorida, borra de café, farinha, flores e muitos outros para fazer figuras religiosas que remetiam ao tema da Eucaristia.

Agora que você já sabe o verdadeiro significado de Corpus Christi, não deixe de celebrar essa data e participar das celebrações junto com a paróquia de sua comunidade. E se você quer saber mais sobre os feriados católicos e suas origens, continue acompanhando os posts aqui do blog da SJO!

Leia Também   Aprenda a Fazer a Oração de Santo Expedito

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque