Curiosidades Religiosas

Entenda os símbolos católicos

Desde os primeiros séculos, os cristãos usam da simbologia para traduzir os sinais e sentimentos que representam a sua fé. Com o passar do tempo, a igreja católica desenvolveu inúmeras maneiras de representar por meio de objetos, imagens, letras e animais o significado dos ensinamentos e da devoção a Deus e ao Nosso Senhor Jesus Cristo.
Por isso, descubra aqui quais são os principais símbolos católicos e entenda o significado de cada um deles!

O símbolo da cruz

Entre todos os símbolos católicos, o da cruz é mais conhecido. Além de representar a cruz em que Jesus morreu por todos nós, ela também pode aparecer de maneira invertida, em memória de São Pedro, que foi crucificado de ponta cabeça e no formato de X, simbolizando a Santa Cruz de André, que foi crucificado em dois pedaços de madeira que formavam exatamente um X.

O crucifixo

Assim como a cruz, o crucifixo também é muito comum. A diferença é que nesta figura aparece o corpo de Jesus e geralmente é marcada com as letras INRI, que traduzido significa “Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus”.
Os crucifixos são usados para lembrar os cristãos do sacrifício feito pelo Filho de Deus para a remissão de nossos pecados.
O peixe
O peixe é um dos símbolos mais curiosos da Igreja Católica. Ele era muito usado pelos cristãos perseguidos pelos romanos, pois tratava-se de um código, já que a palavra grega para peixe é Ichthus, que é um acrônimo para o nome Jesus.
Este símbolo também pode ser interpretado com base na pregação de Jesus, que dizia que seus apóstolos eram “pescadores de homens”.

A pomba

A pomba é o símbolo do Espírito Santo. Assim ficou instituído pois quando Jesus foi batizado por João, uma dessas aves desceu sobre ele.

Leia Também   Quem Participa do Conselho Paroquial Pastoral?

O sagrado coração

O sagrado coração de Jesus é uma figura que representa o amor intenso de Jesus por nós. Tanto que a cruz que o perfura e os espinhos simboliza a profundidade do sentimento do Filho de Deus pela humanidade, que se preparou para sofre e morrer como forma de redimir os pecados do mundo.

Alfa e ômega

Alfa e ômega são, respectivamente, a primeira e a última letras do alfabeto grego. Dessa forma, esses símbolos nos mostram que Cristo é a origem e o fim da criação.

As chaves cruzadas

Em Mateus, Cristo fala a Pedro que ele lhe daria as chaves do reino para ligar a Terra aos Céus. Foi a partir dessa citação que as chaves cruzadas passaram a serem símbolos do Papado.

O cordeiro

O cordeiro é um animal usado para representar Jesus Cristo. Isso porque, a sua cor branca e seu comportamento dócil, simbolizam a pureza e a inocência de Nosso Senhor.

A Flor de Lis

Por causa de sua cor, beleza e delicadeza, a Flor de Lis representa a pureza de Maria Imaculada.

Quer saber mais sobre os símbolos e imagens da Igreja Católica? Deixe seu comentário e continue acompanhando o bolg da SJO!

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque