Entenda como cuidar das rotinas administrativas da Secretaria Paroquial
Material Religioso

Entenda Como Cuidar Das Rotinas Administrativas Da Secretaria Paroquial

A Secretaria Paroquial é de extrema importância para fiéis, padres e funcionários de uma igreja. Isso porque é por meio dessa área que a comunidade busca informações a respeito de todas as atividades nas quais o apostolado está inserido.

Para te ajudar nesses processos, mostraremos como cuidar das rotinas administrativas e, assim, organizar da melhor forma possível esse ambiente de fé, no qual todos buscam quando precisam estar próximos ao Senhor.

A importância da Secretaria Paroquial

É responsabilidade da Secretaria Paroquial manter um bom grau de organização na paróquia. Afinal, é nesse espaço que ficam concentrados todos os elementos que estruturam a vida de uma paróquia.

Cabe à Secretaria transmitir as informações necessárias para missa, celebrações, catecismo, crisma e batismos. Por isso, fica como responsabilidade dos funcionários desse setor paroquial as instruções e comunicações importantes para a vida do pároco.

Organização

O primeiro passo para cuidar das rotinas administrativas é possuir os recursos humanos e tecnológicos essenciais para o pleno funcionamento da Paróquia — computadores, telefone e profissionais capacitados. Dessa maneira, você mantém um trabalho eficiente, integrado à alta produtividade.

Entre os recursos humanos, é preciso que os profissionais que trabalhem na paróquia tenham noções de atendimento, conheçam bem as pessoas que atenderá, entenda a estrutura de comunhão, participe de conselhos e comissões e conheça a legislação canônica e cuidados para manusear registros, certidões e documentos paroquiais.

Analise as atividades da paróquia

Cuidar das rotinas administrativas só é possível com a implementação de um método assertivo. Para que isso seja possível, analise os procedimentos que já acontecem na paróquia e descubra modos que permitam a integração dos processos. Encontrar uma forma semântica é a maneira mais segura de adquirir o melhor modo de administrar seu apostolado.

A Secretaria Paroquial precisa ser perita em relações humanas e saber lidar não apenas com os processos administrativos, mas também seguir como uma porta-voz, a linha que une os fiéis à vida religiosa.

Mantenha os documentos paroquiais sempre atualizados

Toda comunidade está em evolução e a Igreja acompanha essas mudanças, especialmente por conta do Papa Francisco. Por isso, é preciso que a Secretaria Paroquial mantenha todos os seus documentos atualizados e possa, assim, oferecer as informações de maneira certa para toda a comunidade e pároco.

Além disso, os materiais essenciais para a paróquia também devem estar disponíveis para as celebrações como casamentos e cabe à Secretaria Paroquial manter todos esses itens à disposição para o pároco.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a rotina da Secretaria Paroquial? Comente no blog da SJO e nos conte suas dúvidas.   

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