Entenda as diferentes funções do padre e da Secretária Paroquial
Material Religioso

Entenda as Diferentes Funções do Padre e da Secretária Paroquial

Toda paróquia necessita de organização para conseguir atender todos os fiéis e manter os processos administrativos e litúrgicos em pleno funcionamento. Por isso, alguns papéis são importantes dentro desta organização, com destaque para o Padre e a Secretária Paroquial.

Nesse artigo, vamos mostrar o papel de cada um e as principais diferenças quando falamos de suas funções dentro da paróquia.

O Padre e suas funções

O Padre, como o próprio nome já diz, faz o papel de pai da sociedade, dirigindo os fiéis com seu primor servidor e sua vontade de levar a palavra do Senhor para um número cada vez maior de pessoas.

É dele também o papel de introduzir o homem ao rebanho de Deus por meio do batismo, reconciliar o pecador com o Senhor, realizar a unção dos doentes, celebrar a missa, oferecer o sacrifício de Cristo de maneira sacramental e realizar os matrimônios.

A Secretária Paroquial e suas funções

Nós já  citamos em alguns artigos de nosso blog o trabalho da secretária paroquial e suas competências para desempenhar sua função administrativa de maneira assertiva. O trabalho dessa profissional é essencial para a vida de toda a comunidade cristã, já que o funcionamento da Igreja passa diretamente por suas mãos.

Se cabe ao Padre realizar a celebração das missas, casamentos, batismos e crismas, cabe à Secretária Paroquial manter todos os compromissos organizados para que, assim, a palavra do Senhor possa ser propagada na hora em que os sacramentos devem acontecer.

É essa a profissional que as pessoas procuram quando estão em busca de informações sobre tudo o que acontece ou já aconteceu na paróquia. São elas que organizam as agendas, arquivos e as celebrações que ali acontecem.

Para isso, necessitam de aptidão moral, aptidão religiosa, espírito de equipe, organização e noções básicas de administração. Sem esquecer do amor ao trabalho, fé e muita dedicação.

Sabemos que, às vezes, as funções não são tão facilmente delimitadas, já que existem alguns párocos que realizam também tarefas administrativas dentro de suas igrejas. No entanto, com o aumento da comunicação entre fiéis e Igreja, é essencial que se tenha uma Secretária Paroquial para auxiliar e organizar todo o processo.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer saber mais sobre qualquer tema diferente, deixe um comentário nesse artigo e teremos o prazer em te ajudar. Aproveite também para acessar o site da SJO e adquirir nossos produtos.

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   4 embalagens de lembrancinhas para vender na sua loja

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque