Datas Religiosas

Dicas para a celebração do batizado

A celebração do batizado é uma das mais belas e significativas para a Igreja Católica. Mais do que uma cerimônia religiosa, esta data também é uma ótima oportunidade de reunir familiares e pessoas próximas que desejam presenciar esse momento tão importante na vida de uma pessoa.

O batismo acontece para conceder o primeiro sacramento para um cristão e, ao longo dos anos, passou a ser tradição das famílias católicas organizar uma festa íntima para comemorar a ocasião, principalmente quando ela acontece ainda nos primeiros meses de vida de uma criança.

Mas, com tantos detalhes para organizar e decisões importantes para tomar, fica difícil saber por onde começar. Por isso, veja aqui algumas dicas para a celebração do batizado e saiba como se preparar para essa data tão especial!

Preparação para a celebração do batizado

Por mais que os preparativos para a festa tomem grande parte do nosso tempo, é preciso ter em mente que a cerimônia é a parte mais importante de todo esse dia. Então, o melhor é cuidar primeiro dos detalhes que fazem parte do processo do batismo.

Escolhendo os padrinhos

Essa decisão é importantíssima e, muitas vezes, é tomada antes mesmo dos pais terem um filho. O papel de um padrinho de batismo é do guiar o batizando na sua jornada cristã e garantir que ele seja um membro participante da comunidade católica. Vale dizer que eles não precisam, necessariamente, serem casados ou familiares, mas é essencial que sejam pessoas próximas do convívio familiar, que tenham sido batizados e que, de preferência, sejam membros participantes da igreja.

Como fazer os convites

Por se tratar de uma cerimônia mais íntima, reservada a poucos amigos e familiares, você pode tanto chamar os convidados pessoalmente, sem muita cerimônia, ou até entregar convites escritos. Nesse último caso, opte por modelos com cores claras, colocando informações como o horário, igreja e endereço da cerimônia.

Leia Também   O Que Significa Círio de Nazaré e Qual Sua Origem?

Roupa para o batismo

Ainda que não haja um traje ou cor obrigatórios para usar no dia da celebração, é comum que os pais prefiram escolher roupas brancas, pois ela representa a pureza e dignidade cristã.
Se desejar você também pode levar uma toalhinha personalizada, para secar a criança após o batismo.

Como se preparar para a cerimônia batizado

O primeiro passo é marcar a cerimônia com antecedência, pois cada igreja tem um calendário diferente para realizar este sacramento. A maioria das comunidades ainda exige que os padrinhos e pais façam um curso preparatório, para que possam saber mais sobre o significado dessa celebração e também possuem datas específicas para realizá-los.

Ainda existe a possibilidade de fazer o batismo individual ou coletivo, dependendo da paróquia da sua comunidade. Consulte previamente e veja qual tipo de evento é o melhor para você e para a sua família.

Lembrancinhas de batizado

Organizar uma festa pós-batizado não é uma obrigatoriedade. Então, se você não quiser ou não puder fazer, não tem problema algum! Como sugestão, você pode apenas oferecer lembrancinhas do batismo para aqueles que compareceram na cerimônia e testemunharam este dia tão importante na vida do seu filho!

Gostou do post? Então, aproveite e confira aqui algumas opções de lembranças de batizado e outros artigos religiosos no site da SJO e torne esse dia ainda mais inesquecível!

 

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   Campanha da Fraternidade Ecumênica

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque