Aprenda tudo sobre a contemplação dos mistérios do terço
Curiosidades Religiosas

Tudo Sobre a Contemplação dos Mistérios do Terço

Bem-aventurados os que abrem o coração para Deus e presenteiam Maria com a oração do terço. Além do Pai-Nosso, Ave-Marias, Credo e Salve Rainha, o terço remete à contemplação dos mistérios, tão citados nas aparições de Maria ao redor do mundo. Por isso, aprenda hoje tudo sobre a contemplação dos mistérios do terço!

A importância dos mistérios do terço

Em uma de suas aparições, Maria nos revela que os mistérios representam a entrega de Deus e Cristo por nós, e que cada passagem de Jesus serve para preparar os nossos corações para sua chegada. É por meio da contemplação dos mistérios que nós refletimos, meditamos e somos conduzidos a um caminho de perdão e salvação. Conheça abaixo tudo sobre os mistérios e suas contemplações.

Mistérios da Alegria

Às segundas e sábados o terço é dedicado aos mistérios gozosos. Eles representam uma fase linda na vida de Cristo, o seu nascimento e sua infância.

No primeiro mistério, contemplamos a anunciação do Arcanjo Gabriel à Maria, representando humildade, obediência e confiança no plano sagrado de Deus.

No segundo mistério contemplamos a visitação de Maria à sua prima Santa Isabel, representando fraternidade e o encontro de irmãos em busca da união pelo plano Divino.

No terceiro mistério contemplamos o nascimento de Jesus, a obra máxima do amor de Deus pela humanidade.

No quarto mistério contemplamos a apresentação de Jesus ao templo e no quinto contemplamos a perda e o reencontro de Jesus, que aos 12 anos foi encontrado ensinando a doutrina do Pai aos doutores da lei.

Mistérios da Dor

Às terças e sextas-feiras contempla-se os mistérios dolorosos. Eles nos fazem refletir sobre a agonia, sofrimento e morte de Cristo, por amor a nós, pecadores. Um amor que perdoa, purifica e salva!

Leia Também   Batizado: Tudo sobre o curso de padrinhos

No primeiro mistério contemplamos a agonia de Jesus no horto das oliveiras, onde ele confiou integralmente no plano do Pai.

No segundo mistério contemplamos a flagelação de Jesus, mediante a dores físicas e morais, sem deixar de lado a dignidade de ser Filho de Deus.

No terceiro mistério contemplamos a coroação de espinhos, em que diante de várias humilhações, Jesus viveu a humildade.

No quarto mistério contemplamos a subida ao Calvário, ou caminho à crucificação, em que Jesus suportou o peso da cruz como caminho para sentar à direita do Pai.

No quinto mistério contemplamos a morte na cruz, em próprio sacrifício, onde Jesus se uniu a Deus e salvou toda a humanidade.

Mistérios da Glória

Às quartas-feiras e domingos dedicamos o terço aos mistérios gloriosos, que representam a glória que é seguir fielmente os caminhos de Deus, baseados na vida eterna de Jesus e Maria.

No primeiro mistério contemplamos a ressurreição de Jesus, prova máxima da vida eterna.

No segundo mistério contemplamos a ascensão de Jesus, mostrando para nós a alegria da verdadeira morada, ao lado de Deus.

No terceiro mistério contemplamos Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos, provando a possibilidade de cada um de nós receber a Divina Chama.

No quarto mistério contemplamos a Assunção de Maria aos céus e no quinto mistério contemplamos a coroação de Maria, reverenciada como nossa Rainha, dos anjos e de todos os santos.

Mistérios da Luz

Às quintas-feiras o terço é dedicado aos mistérios luminosos, que representam a vida pública de Jesus, na qual ele demonstrou sua entrega e dedicação ao mundo.

No primeiro mistério contemplamos o Batismo de Jesus, lembrando que nossa fé deve ser banhada pela bênção do Espírito de Deus.

Leia Também   Os mitos comuns do Batismo na Igreja Católica

No segundo mistério contemplamos as Bodas de Caná, o milagre em que Jesus transformou água em vinho. Em analogia, devemos ser como as bebidas e nos transformarmos nas situações e adversidades da vida.

No terceiro mistério contemplamos Jesus anunciando o Reino de Deus, um verdadeiro convite à conversão em busca da vida eterna, sempre seguindo as Leis Divinas.

No quarto mistério contemplamos a transfiguração de Jesus e no quinto mistério contemplamos a instituição da Eucaristia, o corpo e sangue de cristo, pão e vinho, a Santa Ceia, o amor, perdão e redenção.

Agora que você aprendeu tudo sobre a contemplação dos mistérios, reze com mais propriedade o terço e compartilhe o nosso artigo para que outras pessoas possam professar a sua fé!

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque