Clique aqui e descubra o significado do catecismo católico
Curiosidades Religiosas

Significado do Catecismo Católico

Quem é o futuro da Igreja? As crianças, é claro! Mas como elas serão o futuro sem uma doutrina religiosa específica? Apenas a tradição passada de família em família não basta, por isso se faz necessário um ensino fiel da Sagrada Escritura, para que as crianças cresçam e se tornem adultos que vivam os mistérios do cristianismo. Por isso nasceu o Catecismo Católico, para reviver a fé de geração em geração, além de garantir o futuro da Igreja Católica. Saiba mais a seguir.

Origem do Catecismo Católico

De forma resumida, o Catecismo Católico é um texto que auxilia o ensino da doutrina católica como um todo. Por meio desse texto, fiéis do mundo inteiro aprendem a doutrina com uma linguagem contemporânea aliada a elementos de fácil assimilação para a fé cristã.

O primeiro Catecismo da Igreja Católica foi criado há vários séculos, aprovado pelo Papa São Pio V, logo após o Concílio de Trento, realizado entre os anos de 1545 e 1563.

O Catecismo Católico, como conhecemos hoje, foi promulgado no dia 11/10/1992 pelo saudoso Papa João Paulo II. Anos antes, por volta de 1985, o Papa convocou os Bispos para a elaboração de um novo Catecismo, moderno e adaptado para os tempos atuais. Depois de 6 anos de muito trabalho os Bispos chegaram a um consenso, conduzidos pelo Espírito Santo, em que o novo Catecismo foi criado.

O Catecismo Católico

A palavra catecismo vem do latim catechismus, que nasceu de um termo grego que significa “instruir a viva voz”. Esses termos aparecem na Bíblia de forma subjetiva, em Lucas 1.4, ele diz que Teófilo “foi catequizado”, ou seja, educado por meio da palavra do Senhor.

O Catecismo Católico atual foi dividido em quatro partes ligadas entre si. Conheça cada uma dessa partes:

1) O Credo: aqui os dogmas da nossa fé são educados e ilustrados em seus significados, mostrando como é belo os mistérios cristãos.

2) A Sagrada Liturgia e os Sacramentos: a segunda parte é dedicada a ensinar os atos litúrgicos presentes nas celebrações cristãs. Sendo que o Papa João Paulo II disse certa vez que “Liturgia é a própria oração: a confissão da fé encontra seu justo lugar na celebração do culto”.

3) O Agir Cristão e os 10 Mandamentos: aqui a moral cristã é colocada em prática, para que os educados pelo catecismo saibam como agir em prol de uma vida santa.

4) A Oração Cristã Centrada no Pai Nosso: a última parte estuda nossa súplica em busca da intercessão de Jesus ao nosso Senhor, sendo que essa oração deve ser o alimento principal de nossa vida espiritual.

Diferença entre Catecismo e Catequese

Muitos cristãos têm essa dúvida até hoje, sendo que em 1992 o Papa teve ela como premissa básica para mudar o conceito e educar corretamente a fé cristã.

O Catecismo, como você bem viu hoje, é o texto que rege a educação da fé na Igreja Católica, já a Catequese é a forma com que o catecismo é ensinado. Exemplificando, o catecismo é a matéria, o texto e o conteúdo, já a catequese é a aula em si, ministrada por Padres, Freiras ou os tradicionais catequistas. Entendeu?

Gostou do nosso artigo? Agora que você já sabe o significado do Catecismo Católico, professe sua fé nas redes sociais e compartilhe nosso texto!

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   As Promessas de Nossa Senhora Para Fiéis Que Rezarem o Rosário

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque