Conheça os Quadros Católicos mais famosos do mundo
Artigos Religiosos

Conheça os Quadros Católicos Mais Famosos Do Mundo

A arte sempre foi uma forma de expressar a comunidade. Por esse motivo, é comum encontrarmos com frequência artistas que se baseiam em passagens bíblicas ou testemunhos de fé para transpor para a tela a vivência de toda uma região, momento histórico ou até mesmo de um fiel.

Tanto é que muitas pessoas escolheram usar os quadros como agradecimento em seus votos. Atualmente, a sala de milagres que mais conta com a presença de quadros de ex-votos é a de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo, Minas Gerais.

Mas você conhece quais são os quadros católicos mais famosos de todo o mundo? Neste artigo, selecionamos alguns!

Santa Ceia

Um dos quadros católicos mais conhecidos do mundo, a representação da Santa Ceia, foi feito por Leonardo da Vinci e é, até hoje, uma das pinturas mais admiradas e procuradas pelos fiéis.

Representante máximo do Humanismo, Da Vinci era especialista em mostrar a realidade do momento. Para isso, usava de todo o seu conhecimento em anatomia e dava profundidade às representações emocionais e físicas de todas personagens que recebiam suas pinceladas, como foi o caso de Jesus e seus 12 apóstolos.

Com todo esse conhecimento, o artista decidiu por representar um dos momentos mais marcantes de todo o Evangelho, quando Jesus anuncia em sua última ceia que uma das pessoas ali presentes o trairia. Além disso, o pintor fez questão de retratar a reação de cada um dos apóstolos e colocar Judas na mesma mesa que Jesus, já que antes o traidor era sempre retratado sozinho.

Sagrado Coração de Jesus

Outro quadro católico muito famoso é o Sagrado Coração de Jesus. A obra representa uma das devoções mais importantes para os fiéis, mas não chega nem perto de mostrar a imensidão deste símbolo para o catolicismo.

Leia Também   Entenda o Crescimento do Mercado de Lembrancinhas nos Últimos Anos

Comemorado em 15 de junho, o Sagrado Coração de Jesus representa sua história de milagres e fé, além de todo o amor de Jesus Cristo. Precisamos lembrar que o coração é o órgão humano responsável por todas as ações bondosas. É nele que guardamos todas as nossas vontades e expressamos de maneira mais pura todo o propósito divino de humildade e ajuda ao próximo.

Jesus Misericordioso

No ano de 1931, Jesus apareceu para Santa Faustina e revelou que tinha como vontade que uma imagem sua fosse pintada— da mesma maneira como ela o estava vendo. Além disso, na parte inferior, a inscrição: Jesus eu confio em vós.

Portanto, em Jesus Misericordioso, os raios de misericórdia pálidos e vermelhos significam o sangue e a água que justificam as almas. Os dois saem do coração de Jesus, do local onde a lança da cruz o tirou a vida.

Nosso Senhor ainda disse: “O valor da imagem não está na beleza da tinta nem na habilidade do pintor, mas na minha graça”(D. 313).

Quer saber mais sobre o primeiro quadro citado neste artigo? Então leia 3 Curiosidades Sobre o Quadro da Santa Ceia.

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque