Santos Católicos

Conheça os objetos litúrgicos católicos

A Igreja Católica é repleta de costumes que dão sustentação para a celebração de missas, sacramentos, vigílias e tantas outras coisas. Dentro desses costumes, existe a utilização de objetos litúrgicos que compõem cada momento das cerimônias religiosas e possuem um significado muito particular.
Quer saber mais sobre eles? Então, conheça aqui quais são os objetos litúrgicos católicos e qual é a finalidade de cada um deles.

Âmbula

A âmbula é um recipiente fundo em que são colocadas as hóstias para consagração durante a missa. Ela é levada até o altar e depois da transfiguração, é utilizada para distribuir as hóstias consagradas para os fiéis da Igreja.

Cálice

O cálice tem um formato parecido com o da âmbula, mas, geralmente, é menor. Nele, é colocado o vinho que, depois da consagração, será tornado o sangue de Cristo. Em missas comuns ele somente é consumido pelo Padre, mas em algumas solenidades é distribuído também para a assembleia.

Hóstia

As hóstias têm o mesmo formato redondo em todos os lugares. Existe uma grande, que é utilizada pelo sacerdote durante a consagração para exposição aos fiéis, e outras menores, chamadas de partículas, que são distribuídas aos fiéis.

Galhetas

As galhetas são levadas ao altar junto com a âmbula. Elas são recipientes, geralmente, de vidro no formato cilíndrico, onde são levadas a água e o vinho, colocados dentro do cálice para o momento da consagração.

Manustérgio

É uma pequena toalha onde o sacerdote seca as mãos depois de lavadas, preparando-se para o momento da consagração.

Patena e Pala

A patena é um pequeno prato de metal usado como recipiente para a Hóstia grande. Em cima dela é colocada a Pala, um quadrado de material firme revestido de pano para cobrir a Hóstia e o Cálice.

Leia Também   Saiba Porque 2017 é Um Ano Mariano

Corporal

O corporal é um pano grande e quadrado que é usado para forrar o altar no local onde serão colocados o Cálice com o vinho e a Patena com o pão.

Sanguíneo

Também um pano cumprido, porém retangular, que é usado durante o momento da Eucaristia para, caso seja necessário, limpar o cálice, a boca, os dedos e evitar que o sangue de Cristo caia no chão.

Teca

Depois da Eucaristia, durante a missa, pessoas preparadas levam a hóstia consagrada para que pessoas doentes possam comungar. O local onde as hóstias são levadas é chamado de Teca.

Turíbulo e Nave

São usados somente em missas solenes, que são datas especiais da Igreja Católica, para a incensação da Igreja. A nave leva o incenso e o turíbulo as brasas. No momento certo, o incenso é colocado no turíbulo, representando oração elevada a Deus e purificação do local.

Aspersório

Em algumas ocasiões especiais o aspersório é usado. Ele é mergulhado em um recipiente de metal com água benta para aspergir os fiéis, representando a bênção.

Ostensório

O ostensório é utilizado para a exposição do Santíssimo, hóstia grande já consagrada, aos fiéis. É muito utilizado em momentos de adoração e vigília.

Círio Pascal

É uma vela grande e alta que é colocada no presbitério, ao lado do altar, para representar a luz de Cristo ressuscitado durante todo o período Pascal. Depois disso, ele é retirado e volta somente em dias de celebração de sacramentos, exceto matrimônio e confissão.
Agora que você já conhece cada objeto litúrgico, já pode observar pessoalmente como eles são utilizados nas missas. Quer saber mais sobre a liturgia da Igreja Católica? Aproveite e leia o nosso artigo sobre o significado cristão da liturgia!

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   Saiba tudo sobre a Exaltação da Santa Cruz

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque