Curiosidades Religiosas

Conheça A Oração Pelas Almas Do Purgatório e seu Significado

Todos os fiéis buscam fazer parte da Glória de Deus e entrar nos Céus para a eternidade. No entanto, apesar de terem a salvação garantida, muitas almas vão para o purgatório para expiação de seus pecados. “Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu” (CIC 1030).

É na Oração pelas almas do Purgatório que os católicos executam seus pedidos e exercitam a virtude da fé, da justiça e da caridade. Do dia 1 ao dia 8 de novembro, a Igreja Católica celebra a Semana das Almas, além de rezar, em todas as missas, pelos nossos irmãos que faleceram. “Lembrai-vos também dos que morreram na paz do vosso Cristo e de todos os mortos dos quais só vós conheceis a fé”. ( Oração Euc. IV)

O significado da oração pelas almas do purgatório

Na esperança da ressurreição, as almas do purgatório intercedem por nós, ao mesmo tempo em que oferecemos as orações de sufrágio. Para isso, podemos realizar o Terço das Almas, a Oração Diária pelas Almas e a Oração pelos Agonizantes.

Terço das almas

O primeiro passo é se preparar para rezar o terço, livrando-se os males humanos e abrindo seu coração para este momento único com Deus. No terço das almas, o fiel deve rezar nas três contas iniciais a frase: “Meu Bom Jesus, não me deixes morrer sem receber os últimos sacramentos”.

Já nas contas do Pai Nosso, recita-se: “Meu Jesus, Misericordioso, Meu Deus! Creio em Vós, porque sois a mesma verdade. Espero em Vós, porque sois fiel às Vossas promessas. Amo-Vos, porque sois infinitamente Bom e Amável”.

Para as contas da Ave Maria, reza-se: “Doe Coração de Maria, desse a minha salvação”.

Conheça a oração diária pelas almas

Para rezar aos seus que já faleceram e suplicar por sua purificação é preciso rezar:

“Senhor e Deus onipotente, suplico-vos que, pelo santíssimo corpo e preciosíssimo Sangue que vosso divino filho, na noite de sua paixão, deu em comida e bebida a seus apóstolos e deixou a toda Igreja em sacrifício perpétuo e salutar alimento dos fiéis, livreis as almas do purgatório e, em especial, a mais devota desse mistério de amor, para que, por ele, vos louve com o vosso divino filho e com o Espírito Santo na eterna glória. Amém”

Por fim, reze três Pai Nossos, três Ave Marias e três Glórias.

Agora que você já conhece a oração pelas almas do purgatório, continue navegando pelo blog da SJO e conheça mais sobre o universo católico.

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   A celebração do batismo na Igreja Católica

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque